Uma ferramenta de anotações e tarefas poderosíssima chamada Joplin
Hoje venho lhe apresentar o App de anotações que mais utilizo no momento, e o nome dele é Joplin. O engraçado é que a descoberta dele foi por acaso, navegando pela Gnome Software do Artix com Cinnamon, me deparei com o programa Obsidian, mas ao descobrir que ele não era de código aberto, resolvi pesquisar por uma opção Open Source, e foi nesse momento que encontrei o Joplin.
Joplin se trata de um aplicativo de anotações e tarefas de código aberto gratuito, disponível pra Windows, macOS, Linux, Android e iOS que ajuda você a escrever e organizar suas anotações e ideias e sincronizá-las entre seus dispositivos, usando Onedrive, Nextcloud, Dropbox e mais algumas opções. Sendo essas notas pesquisáveis, e você pode modifica-las diretamente do aplicativo ou do seu próprio editor de texto, pois ele sincroniza com alguns editores de texto como o Ghostwriter por exemplo.
As notas neste caderno fornecem uma visão geral do que Joplin pode fazer e como usá-lo. Em geral, os três aplicativos compartilham aproximadamente as mesmas funcionalidades; quaisquer diferenças serão claramente indicadas.
Um visual fácil de entender!
Visualmente falando o Joplin é dividido em 03 partes, sendo a primeira composta de uma barra lateral com os cadernos, tags e com o Status de sincronização na parte inferior.
Na sua segunda divisão você vê a lista de notas atual, sendo aquelas que selecionou no momento. Como um caderno pode ter várias notas, essa parte estará de acordo com o que você escrever, como por exemplo, aqui segue alguns roteiros que preparei e ainda nem publiquei:
Com o Joplin você pode escrever em Markdown essa liguagem de marcação leve que é muito eficiente. Dando a opção de separar os parágrafos por uma linha, colocar em negrito, itálico, criar listas de marcadores, listas numeradas, além de inserir imagens ou links.Se quiser saber mais sobre o Joplin e ver esses recursos em prática, acompanhe o vídeo que fiz lá no canal mostrando as funcionalidades do programa.
E você já conhecia o Joplin? Comenta ai 😀
0 Comentários