Uma ferramenta de anotações e tarefas poderosíssima chamada Joplin

 

Conheça o Joplin um App de anotações pra Android, macOS, Linux e Windows

Hoje venho lhe apresentar o App de anotações que mais utilizo no momento, e o nome dele é Joplin. O engraçado é que a descoberta dele foi por acaso, navegando pela Gnome Software do Artix com Cinnamon, me deparei com  o programa Obsidian, mas ao descobrir que ele não era de código aberto, resolvi pesquisar por uma opção Open Source, e foi nesse momento que encontrei o Joplin.

Joplin se trata de um aplicativo de anotações e tarefas de código aberto gratuito, disponível pra Windows, macOS, Linux, Android e iOS que ajuda você a escrever e organizar suas anotações e ideias e sincronizá-las entre seus dispositivos, usando Onedrive, Nextcloud, Dropbox e mais algumas opções. Sendo essas notas pesquisáveis, e você pode modifica-las diretamente do aplicativo ou do seu próprio editor de texto, pois ele sincroniza com alguns editores de texto como o Ghostwriter por exemplo.

Joplin é uma opção de código aberto ao Obsidian e Notion

 

As notas neste caderno fornecem uma visão geral do que Joplin pode fazer e como usá-lo. Em geral, os três aplicativos compartilham aproximadamente as mesmas funcionalidades; quaisquer diferenças serão claramente indicadas.

Um visual fácil de entender!

Visualmente falando o Joplin é dividido em 03 partes, sendo a primeira composta de uma barra lateral com os cadernos, tags e com o Status de sincronização na parte inferior.

Na sua segunda divisão você vê a lista de notas atual, sendo aquelas que selecionou no momento. Como um caderno pode ter várias notas, essa parte estará de acordo com o que você escrever, como por exemplo, aqui segue alguns roteiros que preparei e ainda nem publiquei:

Joplin possui divisões em cadernos, notas e tags

Com o Joplin você pode escrever em Markdown essa liguagem de marcação leve que é muito eficiente. Dando a opção de separar os parágrafos por uma linha, colocar em negrito, itálico, criar listas de marcadores, listas numeradas, além de inserir imagens ou links.

Se quiser saber mais sobre o Joplin e ver esses recursos em prática, acompanhe o vídeo que fiz lá no canal mostrando as funcionalidades do programa.


E você já conhecia o Joplin? Comenta ai 😀

Postar um comentário

0 Comentários