03 opções ao AirDrop da Apple para Linux - Compartilhamento de arquivos entre PC e Smartfone

 

Opção ao AirDrop da Apple pra Linux para transferir aquivo do PC pro celular

Alguns anos atrás quando usei um MacBook air e um iPhone, possuia uma conexão rápida entre os dispositivos para transferir arquivos de um para o outro, isso através do AirDrop, um recurso da Apple que facilita muito a vida dos usuários, mas quando vim para o mundo Linux não encontrei nada que fizesse o compartilhamento de arquivos por Wi-Fi ou Bluetooth que funcionasse bem nas distribuições que escolhi, mas com o passar dos anos, as ferramentas que já existiam foram evoluindo, além do surgimento de mais algumas.

Warpinator

Warpinator uma solução pra tranferencia de arquivos do PC Linux para o smartfone

Essa ferramenta foi lançada pela equipe do Linux Mint em 2020, tendo um App para Android e outro para o Desktop, o que era a principio algo exclusivo dos usuários do Mint, pois não era fácil achar o pacote .deb dele nem pra instalar em distros base Debian, quanto mais em outras distribuições Linux como Fedora ou Arch Linux. Mas a equipe do Linux Mint decidiu disponibilizar uma versão em flatpak, abriu a possibilidade dos usuários de qualquer distro poder testar e usar essa solução para transferir arquivos entre seu Smartfone ou Tablet e seu computador.

Pra instalar o Warpinator via Flatpak (já tendo o suporte a Flatpak ativo no sistema é claro) basta rodar o seguinte comando:

flatpak install flathub org.x.Warpinator

Snapdrop

Snapdrop para transferencia de arquivos do PC para o Smartfone multiplataforma Windows, Linux, Mac, Android e iOS

Essa solução é multiplataforma, possibilitando a troca de arquivos entre Windows, Linux, Android e iOS. É o tipo de ferramenta pra quem vai tomar um café da manhã na varanda ou jardim e leva um ChromeBook para os trabalhos mais leves e checar e-mail, mas que depois pega mais pesado no trabalho pelo PC, e revesa no dual boot dependendo da tarefa entre Windows e Linux, dai no horário de almoço ou numa ida na rua acaba trabalhando de leve pelo Smartfone (Android ou iOS), e em meio a tudo isso, têm que trocar arquivos entre esses dispositivos, por ter achado algo enquanto usava o celular que seria de bom uso em uma tarefa específica no computador por exemplo.

Essa solução roda na nuvem por ser um PWA, mas também possui seu próprio App para Android e iOS.

Kde Connect

Kde Connect para transferir arquivos do Pc para o celular via rede

Já a terceira e última ferramenta de hoje, é a que mais utilizo, o Kde Connect como próprio nome já diz, é desenvolvido pela equipe do projeto Kde, mas roda em todas interfaces gráficas (pelo menos as que já testei) do mundo Linux, inclusive no Gnome através da interface GS connect, que se trata de um facilitador pra integrar o Kde Connect com o Gnome, assim como a equipe do Zorin OS faz com o Zorin Connect.

Essa ferramenta possibilita, transferir arquivos, usar o celular como Mouse, controlar multimídia, visualizar notificações e até enviar textos copiados do Smartfone pro computador de maneira rápida. Normalmente é com o Kde Connect que envios os vídeos gravados no meu celular pro computador pra editar.

Há, para a interface Cinnamon (Seja no Mint, Fedora, Artix, ou qualquer outro sistema) ele funciona como se vocês estivesse no próprio Kde, sem precisar de plugin algum pra isso.

Pra instalar ele no seu sistema Linux vai variar de acordo com a distro que você está no momento:

sudo apt intall kde-connect (base Ubuntu) 
sudo dnf intall kde-connect (Fedora e base rpm)

sudo pacman -S kde-connect (base Arch Linux)

E você, já usou ou vai utilizar alguma dessas ferramentas? Deixe aqui nos comentários

Postar um comentário

0 Comentários