Instalando Navegador Waterfox no Linux

Instalando Navegador Waterfox no Linux

Assim como o projeto Chromium (O projeto de código aberto mantido pela Google)da origem ao Google Chrome e diversos outros navegadoresm, a plataforma de código aberto que dá origem ao Firefox, mantido pela Mozilla acaba inspirando outros navegadores também. E como de 2021 pra cá acabei adotando o Firefox como meu navegador padrão, resolvi dá uma oportunidade para um navegador baseado nele também recentemente chamado Waterfox.

O Waterfox se trata de um projeto que começou em 2011 através de um estudante chamado Alex Kontos, que na época tinha 16 anos, e já possuía um fascínio pela Web. Desejando expandir as ideias da Fundação Mozilla, ele criou o navegador Waterfox.

O foco do Waterfox é ter uma velocidade de navegação maior, mas não deixando de lado a parte ética. E eles têm uma parceria com o motor de busca Ecosia, que planta árvores através de suas  receitas.

E por ser baseado no Firefox, o Waterfox é compatível com suas extensões, facilitando muito a vida de quem quer testar um novo Browser sem perder os recursos que já são possíveis graças a certas extensões

Instalando o Waterfox no Linux

Primeiro faça o downlaod do programa através desse link e então descompacte o arquivo baixado, por ser pela interface gráfica mesmo, ou usando o seguinte comando:

sudo tar xjvf waterfox.tar.bz2 -C /opt/

 Esse comando acima, além de descompactar move o arquivo para /opt, você pode mover o arquivo caso tenha descompactador pela interface gráfica com o comando:

sudo mv waterfox /opt 

 Agora vamos criar um atalho pra facilitar a execução do programa:

sudo ln -sf /opt/waterfox/waterfox /usr/bin/waterfox

E agora vamos criar um lançador para que o ícone apareça no menu de aplicativos:


echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Name=waterfox\n Exec=/opt/waterfox/waterfox\n Icon=/opt/waterfox/browser/chrome/icons/default/default48.png\n Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/waterfox.desktop

 E pronto, já vai encontrar o atalho Waterfox no menu de aplicativos.

Até o momento estou gostando do navegador, por causa das extensões ainda não senti falta do Firefox. e você já usou o Waterfox? Comenta aqui 😀.

 

Postar um comentário

0 Comentários