Habilitando o Flathub pra instalar Flatpak no Ubuntu e Fedora

Habilitando Flathub no Ubuntu e Fedora
Tentou instalar um flatpak do Flathub no Ubuntu ou no Fedora e não conseguiu? Pois o Ubuntu ou Fedora estavam bloqueado? Pois saiba que por mais que já venham com o suporte a flatpaks instalado, você não vai conseguir instalar nenhum sequer sem habilitar o flathub, no caso do Fedora se dá por eles terem um repositório próprio, e conforme um pacote vai passando pela sua curadoria, vai sendo liberado por eles, já no caso do Ubuntu talvez oa questão seja pela prioridade nos snaps.

Por mais que use Ubuntu, e tenha muitos programas disponíveis em snap, existem alguns que só dá pra encontrar via flatpak, e pra esses casos não têm pra onde correr. Já no Fedora da pra pesquisar pela Gnome Software, mas a maioria dos flatpaks que eu queria instalar não estava encotrado por lá, então pesquisando descobri que pra habilitar o flathub para instalar flatpaks em ambos se dá pela mesma forma.

Uma maneira é baixar o flathub.repo e clicar para instalar com a loja de aplicativos.

Outra maneira é executar o seguinte comando no terminal:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

E pronto já pode instalar os Flatpaks da loja como instalaria qualquer outro aplicativo. Você também pode navegar pelo Flathub e instalar clicando no botão “install” que existe em todas as aplicações, ou você também pode rolar a página para baixo, onde vai encontrar o comando para ser usado no terminal para instalação, por exemplo:

Instalando um flatpak

 

instalando flatpaks do flathub no ubuntu ou fedora
Espero ter ajudado.


Postar um comentário

0 Comentários