Fibra Óptica pode ser a solução para roubo de cabos de telefonia/Internet

Fibra óptica pode ser solução para furto de cabos que têm deixado muitos sem internet

 
Recentemente tive o desgosto de passar por alguns dias sem Internet em casa (tendo que recorrer ao pacote de dados da operadora para o celular pra não ficar totalmente sem Internet), e infelizmente provei de algo que já via e ouvia algum tempo, mas que ainda não tinha sofrido de maneira direta, o furto de cabos de telefonia e Internet.

Seja pelas dificuldades financeiras causadas pela crise que nosso país passa, pela falta de vergonha na cara ou pela impunidade, o furto de cabos para extrair o cobre tem sido cada vez maior nas cidades. O que tem causado prejuízos enormes para o comércio, empresas que precisam de Internet pra funcionar ou pessoas que trabalham em home office (como meu caso), tem sofrido com a queda de conexão que acaba por durar alguns dias, e muitas vezes a causa dessas quedas de conexão são, o furto de cabos para revenda em ferro velhos.

Não é estranho passarmos na rua e notarmos fios quase soltos, que em alguns casos chegam a beirar nossos ombros, com sinais de que algo mais pesado que um pássaro ou um gato subiu naquele poste pra mexer no que não deveria. Essa prática te sido cada vez mais comum, e a falta de punidade seja pelos envolvidos diretamente no crime ou seja na receptação (com ferros velhos até clandestinos), tem ajudado a prática que se torna cada vez mais comum.

Infelizmente os bandidos atacam geralmente na calada da noite, pois durante a madrugada a segurança é quase zero, mas já vi casos de atacarem durante o dia, vestidos a caráter como se fossem de uma empresa que está fazendo manutenção, mas na verdade, estão é furtando os cabos pra extrair o cobre e vender no mercado paralelo.

Em Curitiba estão inclusive revestindo os postes com arame farpado pra tentar inibir a prática desse crime, mas parece mesmo que a solução será a adoção em massa da fibra óptica. 

A fibra ótica é constituída por filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que servem como meio de propagação da luz. As fibras ópticas são muito finas, com apenas alguns micrômetros de espessura (10-6 m), contudo podem ter vários quilômetros de comprimento. A Fibra óptica têm diversas aplicações, sendo a mais comum a transmissão de dados. Esse material pode substituir portanto os cabos de cobre e outros materiais, fazendo com que o ladrões percam o interesse e o isso a prática desses furtos venha diminuir ou acabar completamente.

E você, acredita que essa é a solução para o fim do furto de cabos que leve a queda da Internet? Já foi prejudicado pela prática? Deixe aqui nós comentários. 

Postar um comentário

0 Comentários