Chegou o Pop!_OS 22.04 confira as novidades!

 

Confira as novidades do Pop!_OS 22.04 LTS

Essa é a versão do Pop!_OS que deve servir de ancora ou porto seguro para alguns usuários durante algum tempo, pois além de se tratar de uma versão LTS, a System76 está para implementar a linguagem Rust na interface Cosmic, o que vai dividir as águas entre ela e o Gnome Shell, fazendo com que ela deixe de ser apenas um Shell com algumas modificações do Gnome e se torne uma interface gráfica totalmente distinta. Torço para que essa nova interface escrita em Rust seja um grande acerto para o Pop!_OS, mas caso não seja, a versão do Pop!_ OS 22.04 LTS está ai com longos 5 anos de suporte para atualização, para servir de escape aos que não curtirem a mudança que o sistema vai receber. Contudo a nova Cosmic em Rust deve chegar apenas em 2023, então até lá só podemos aguardar e torcer pra que dê tudo certo e tenhamos uma boa experiência com a novíssima Inteface da System76.

Pop!_OS 22.04 LTS vêm com o mesmo visual da versão 21.10

Visualmente falando, essa versão do Pop!_OS 22.04 apesar de trazer o Gnome 42, as modificações do sistema, da interface Cosmic, (que nesse momento ainda é um Gnome com algumas ou muitas modificações) são rolling release, portanto quem estava na versão 21.10 vai notar que alguns recursos se mantiveram, pois chegaram por lá primeiro, oque deixa o sistema bem mais uniforme para os usuários, não distanciando muito pelo menos a experiência visual.

Visual da interface Cosmic no Pop!_OS 22.04 LTS

 

Pude notar que nas configurações do sistema existe uma parte para customização da interface, que está no mínimo tentando substituir o Gnome Tweak, ao meus ver ainda não conseguiu, mas está no caminho.

Indo em sobre o sistema, além da partição Recovery, agora também pode gerar um log e enviar para que você envie para a comunidade ou pra System76 (caso tenha comprado um Hardware com eles), buscando suporte de maneira mais assertiva ao problema. Segue o vídeo que mostroa partição recovery do Pop!_OS:

 

quanto a Pop Shop, eu sei ela é meio feinha né? Mas além de gerir as atualizações dos pacotes .deb, agora ela também gerencia a dos flatpaks, cuidando na verdade de todas atualizações do sistema. Além disso ela agora ela mostra diversas versões do driver Nvidia pra que você escolha a melhor opção. E isso se torna possível graças aos repositórios que você acessa pode acessar pela loja também, repositórios esses da System76, que lhe permitem distirbuir drivers, kernels, firmwares e demais pacotes importantes para o sistema. Inclusive é nessa aba que você também adiciona repositórios aqui do Brasil ao sistema, pois por padrão o sistema sincroniza com os espelhos dos EUA. Apesar de ser bom, não é tanto quanto parece, pois não aparece as opções de repositórios  por padrão, então você precisa saber o url pra adicionar, nesse caso, vou deixar alguns espelhos pra que você possa escolher um e adicionar segundo sua preferência:

http://sft.if.usp.br/ubuntu 

http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/ 

http://mirror.ufam.edu.br/ubuntu/ 

http://mirror.ufscar.br/ubuntu/ 

Minha visão quanto ao Pop!_OS 22.04 LTS

Quanto ao modo Tiles da interface Cosmic, acho bem interessante, mas atualmente prefiro o jeito que o Cinnamon lida com isso, me dando a opção de colocar uma janela em Tile com a tecla super+g, dessa forma não preciso ficar ativando ou desativando o recurso a todo momento.

Outra coisa a ser, notada é que algumas partes do sistema não ficam em português, e a System76 poderia melhorar também o tema do Pop!_OS, pois acho ele feio, mas nada que alguns ajustes na interface, não possam resolver.

E as inovações?

Pop!_OS 22.04 LTS ainda não adotou Wayland e nem o Btrfs por padrão
 

Quanto a inovações, o Pop!_OS ainda não traz o Wayland e permanece usando o sistema de arquivos Btrfs, a questão do Wayland deve vir com a nova Cosmic escrita em Rust, mas a mudança para um sistema de arquivos Btrfs (ou até mesmo um F2FS que é o que uso no momento) seria muito interessante, pois Xorg e Ext4 são cada vez mais coisas do passado, e ficar se pretendo a tecnologias ultrapassadas não é um ponto muito positivo.

Se quiser saber mais sobre essa versão do Pop!_OS, preparei um vídeo lá no canal do Youtube falando a respeito.


Dual Boot entre Pop!_OS e Windows

A questão do dual boot ainda é um problema, pois a System76 fez uma pesquisa e notou que a maioria do seu público, isto é, dos clientes que compram Hardware da empresa, não usam dual boot, então ele deixaram pra lá, dessa forma, caso queira você precisa fazer na unha, tipo se vira. Mas caso você queira fazer um dual boot  entre o Pop!_OS e o Windows, segue um vídeo lá do canal para te ajudar nessa tarefa.

 

Considerações finais

O Pop!_OS foi o meu sistema padrão entre novembro e dezembro de 2021, e só deixou de ser pois tive que instalar o Linux Mint pra fazer uns testes e lá para o canal. Mas com certeza é um sistema que gostei muito e fui bastante produtivo, quem sabe essa versão não me traz de volta para o Pop!_OS, não é mesmo? E quanto a você? Usaria ou já usou alguma versão do Pop!_OS? Comenta aqui 😀.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. E ae Riker, blz meu amigo? Ótimo post sobre o POP_OS, gosto muito dele, uso há um bom tempo em outro notebook e concordo com você em todos os pontos que fez observações no que pode ser melhorado, principalmente o tema. O que mais uso é o Fedora agora na versão 36, top demais! Você é o culpado por eu ter me apaixonado por ele. Um Forte abraço, te vejo nos próximos posts e no seu canal do youtube que sigo diariamente, até!!!!

    ResponderExcluir