Ubuntu 22.04 LTS foi lançado oficialmente, veja as novidades! Rikerlinux

 

Ubuntu 22.04 LTS é o melhor Ubuntu até o momento

O Ubuntu 22.04 LTS está aí, sendo o 36° lançamento do sistema, tendo o codinome Jammy Jellyfish, Jammy é um adjetivo usado para descrever alguém ou algo sortudo ou afortunado em Londres, local onde situa-se a sede da Canonical, empresa que mantém o desenvolvimento do Ubuntu e Jellyfish significa medusa, ou nossa famosa água viva.

Aparência do sistema

Apesar de investir no desenvolvimento do Gnome Shell, o que o projeto Gnome não incorpora por lá, e a Canonical  acha interessante, ela acaba por implementae por conta própria no Ubuntu, como por exemplo, se o Gnome agora têm um modo dark padrão, O Ubuntu foi mais além e agora têm uma mudança de cores mais ampla que foi implementada, possibilitando escolher entre uma palhetas de cores qual será a predominante no sistema. 

usando a palheta de cores no Ubuntu

Agora o tema Yaru GTK se adapta às mudanças no GNOME 42. E podemos ver isso quanto ao tema Shell não usar mais “chamadas” em pop-ups de miniaplicativos; além dos applets estarem mais compactos.

Novos papeis de parede no Ubuntu

O sistema também trás um wallpaper principal com a Medusa e notei que ocorre uma troca constante do Wallpaper pelo sistema, sendo bem interessante essa configuração. E não posso esquecer de mencionar que apesar de achar o novo boot bonito, e a nova logo, não acho que seja justificavel a mudança de símbolo que a Canonical fez, o logotipo já era simples e bonito, mas fazer o que? 🤷🏻‍♂️ Quiseram mudar, agora, que a gente mude as canecas, camisas (até já pensei em fazer um cordão ou anel com aquele símbolo, mas agora vou repensar). 

Nova logo mostrada no boot do Ubuntu 22.04 LTS

Kernel Linux 

E por se tratar de uma LTS, esse Ubuntu traz o Kernel Linux 5.15 que também é um Kernel LTS contendo algumas das principais implementações dos últimos tempos no mundo Linux, como o suporte melhorado pro sistema de arquivos NTFS, melhorias no EXT4 e possuindo as versões de drivers mais “recentes” nesse momento do lançamento do novo Ubuntu LTS. Mesmo assim, essa versão do Kernel muito em breve vai dar lugar a versão 5.17 do Kernel Linux, conforme planejado pela Canonical.

Essa versão do Ubuntu 22.04 LTS é a primeira versão do Ubuntu projetada para funcionar bem no modelo Raspberry Pi 4 de 2 GB - um feito de engenharia bem impressionante 👏👏👏. 

Snaps

snap store do ubuntu 22.04 que é a loja de snaps está mais rápida
Quanto aos Snaps não posso esquecer de mencionar que loja está mais rápida, assim como a abertura dos Apps em Snap, como o Firefox por exemplo. Mas caso o Snap não lhe agrade, tem como remover ele totalmente do sistema e passar a usar os pacotes .deb e flatpaks por padrão.

Versões de pacotes e programas

Essa versão do Ubuntu também traz alguns pacotes em novas versões como:

OpenSSL 3.0

Ruby 3.0

Python 3.10

PHP 8.1

MySQL  8.0.28

Firefoz 99.0.1 (snap)

GCC 11

Dual boot Ubuntu e Windows 

Pra quem curte dual boot entre Ubuntu e Windows, infelizmente o Grub do Ubuntu 22.04 vêm na versão 2.06, não trazendo o recurso os-prober habilitado por padrão , dificultando um pouco mais a vida de quem quer fazer um dual boot🤦🏻‍♂️, mas caso deseje mesmo assim, ao solução pra isso é a seguinte: Instale os-prober (geralmente já está instalado) e edite o arquivo /etc/default/grub para adicionar GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false ao mesmo. Salve o arquivo, e atualize o grub, então o Grub deve enxergar outros sistemas operacionais agora a partir de agora. 

Suporte longo

Ubuntu 22.04 LTS possui suporte de 5 anos podendo estender por mais 5 totalizando 10 anos
 

Essa versão possui suporte a atualizações até 2027, na da mal pra quem quiser instalar um sistema pra não precisar formatar a máquina por um bom tempo, isso sim seria um Ubuntubook, e esse suporte ainda pode ser extendido, pra quem contratar o mesmo por mais 03 ou 05 anos.

Lembrando que quando sair o Ubuntu 22.10, quem quiser poderá atualizar para essa nova versão, mas lembre-se que ela só têm 09 meses de suporte, o que para alguns seria mais ideal, esperar a pŕoxima LTS 24.04, para então atualizar.

Eu instalei essa nova versão do Ubuntu, e até agora o único bug que notei, foi quando copiei uns vídeos do smartphone pro computador, e ocorreu um travamento do sistema, isso já se repetiu umas duas vezes. Fora isso, não estou tendo problemas com essa versão.

E você, pretende adotar o Ubuntu 22.04 LTS como seu sistema padrão? Gostou do novo logo do sistema? Comenta aqui, pois gostaria de saber 😃. 

Postar um comentário

0 Comentários