O Sistema de arquivos F2FS vai fazer o seu PC Linux ter um ganho de performance!

Melhor Sistema de arquivos pra SSD, conheça o F2FS

Sistema de arquivos F2FS, você deve estar se perguntando, do porque utilizar ele no seu PC, não é mesmo? Primeiramente você já utiliza esse sistema de arquivos e nem se dá conta, e eu vou falar sobre isso através dessa matéria.


Alguns anos atrás a Samsung desenvolveu um sistema de arquivos voltado para armazenamento de dados em memória flash e em SSD (oque me animou só de ler a respeito 😃). Portanto o F2FS se trata de uma tecnologia relativamente nova, mas que já está presentes na vida de muitos de nós, ou será você nunca se perguntou qual sistema de arquivos usa o seu celular? Isso mesmo, existem diversas marcas de smartfones como a Samsung e a Xiaomi que já estão vendendo seus aparelhos com esse formato de sistema de arquivos, e fui descobrir isso, quando foi instalar outra room no meu Xiaomi Mi A3, como mostro nesse vídeo.
 
Apesar de ser um sistema de arqquivos novo, se comparado aos demais, ele também já logra de certo sucesso no mundo Linux. Pois usuários de SSD alegam uma excelente experiência com o F2Fs em seus dispositivos de armazenamento em flash 😃. Contudo infelizmente a maioria das distribuições Linux não suportam o F2FS no momento da instalação 😞 Pois o kernel Linux precisa ser configurado antes pra ter suporte ao mesmo. Então esse acaba sendo o único ou um dos únicos pontos de negativos quanto a ele no momento, pois não é qualquer usuário (um novato por exemplo) que vai conseguir habilitá-lo na sua distribuição Linux. 
 
Até o momento os sistemas que consegui testar com o sistema de arquivos F2FS foram o Manjaro e o Artix, ambos sistemas base Archlinux.

Se você possui um armazenamento de dados em memória flash ou SSD, e se considera um usuário "intermediário ou avançado” e busca o máximo de desempenho na sua máquina; com certeza este será um sistema de arquivos ideal pra você 😉.
 
Já conhecia esse sistema de arquivos F2FS? Deixe aqui nos comentários


Postar um comentário

0 Comentários