Origem do Blog e Projeto RikerLinux

Blog, canal e podcast Rikerlinux

 No dia 08 de maio de 2015,
comecei um blog com intuito de publicar alguns conhecimentos que havia adquirido sobre a distribuição Linux Fedora, por encontrar quase todos tutoriais em inglês. Nascia ali um blog que mais tarde iria abordar sobre diversos outros sistemas Linux. 

A princípio pensei, "todo mundo só fala de Ubuntu, porque não posso disseminar o conhecimento sobre Fedora então? Já que esse sistema é super fácil de usar?" Por isso o nome escolhido a príncipio foi Riker Fedora. Mas nos dias em que a primeira postagem ainda era apenas um rascunho, a ideia de usar um nome mais generalista surgiu, pra que eu não ficasse preso a um único sistema pra falar, até porque caso mudasse de sistema no futuro, isso seria um problema. Então nascia ali o Blog Riker Linux, sim no início o nome era separado.

A princípio comecei com postagens de como executar jogos como Brasfoot e aplicativos como o Microsoft Office no Linux. A filosofia de software livre e Open source me era totalmente desconhecida, já tinha ouvido falar sobre o conceito de código aberto, mas não entendi como funcionava. Enxergando apenas a existência da opção de abrir ou não o código de uma aplicação ou não por parte de um desenvolvedor. Mal sabia que esse conceito Open Source iria criar raizes em mim.

Com o passar dos meses, a ideia do canal do Youtube surgiu, mas isso ainda tropeçava em algums fatores, dentre eles, falta de Hardware adequado pra edição, gravação de vídeo e captura de aúdio. Mas com o tempo entendi, que deveria começar assim mesmo, com o que tinha, e com o tempo iria aperfeiçoando meus vídeos e meus equipamentos. E foi o que aconteceu, comecei, ainda bem que não fiquei esperando ter um Hardware e local pra fazer o Rikerlinux acontecer, se não até hoje o projeto não teria saído do papel.

Hoje em dia o blog possui um foco maior nas notícias do mundo Linux, trazendo diversas novidades e organizando os assuntos em menus para facilitar a navegação. O Blog Rikerlinux tmabém ganhou novos redatores como o Ricardo do canal O cara do T.I e o Bruno Moisés do canal Madruguedes.

Existe aba nova também configurada no menu que está na parte superior chamada Unixpédia, destinada a ser um tipo de Wikipédia dos sistemas UNIX, na qual você pode ter acesso a quando e como surgiu tal sistema Linux, BSD ou MacOS.

Temos também um menu com depoimento de diversos usuários, contando como foi a experiência dos mesmos quando chegaram no mundo Linux.

A primeira logo do Blog foi feita pensando na migração dos computadores de uma empresa que fiz para o Linux, cerca de 80 máquinas, por isso o número esteve presente na logo, depois a logo foi mudando conforme vocês podem ver na imagem abaixo: 

Logotipo, simbolos do Rikerlinux
 

A partir de 2021 teve uma votação nas rede sociais do Rikerlinux e a logo desenhada pelo inscrito Herson Schlüter vencer, se tornando a nova marca do Rikerlinux. 

Nova logo do Projeto Rikerlinux
 

O RikerLinux está disponível atualmente no Blogger, Youtube, Instagram, Telegram, Facebook, Pinterest e Twitter, e agora também temos o RikerCast, um podcast pra trazer novidades e conhecimento do mundo OpenSource até você, disponível no Deezer, Google Podcast, Spotify e Anchor.

 Caso tenha interesse, você pode apoiar o nosso projeto através do Padrim com uma quantia mensal na qual vocês possui 03 opções de valores ou sendo membro do canal no Youtube, que também possui algumas opções de valores, para caber melhor no seu bolso, e ainda pode enviar um PIX através da chave por e-mail para rikerlinux@gmail.com.

Continue acompanhando o Blog Rikerlinux pelo Feedly também, só incluir o link pór lá e pelo App de notícias do Google no smartfone também, e fique de olho na nossa página de postagens Unixpédia, na qual irei abordar como surgiu diversos sistemas operacionais.

Postar um comentário

0 Comentários