Instale o TimeShift de maneira fácil no seu Manjaro, Endeavour OS, Artix e demais distros Base Arch Linux

Instalando TimeShift em sistemas base Arch Linux
 

Como de praxe, manter os dados seguros é de suma importância, ainda mais pra um testador de distros como eu, que está sempre instalando programas, removendo, e isso pode gerar uma quebra do sistema. Nesse momento ter uma ferramenta como o TimeShift pode ajudar muito, e como eu sei que têm muita gente começando a usar sistemas Base Arch Linux (Pelo Steam Deck talvez), resolvi mostrar como instalar o TimeShift em sistemas base Arch de maneira fácil, servindo pra quem usa Manjaro, Endeavour OS, Arcolinx, Arch Linux Gui, Artix entre outros.

Primeiramente serpa necessário ter o pacote git instalado no seu sistema, pra fazer o download diretamente do Github, se não tiver use o seguinte comando:

sudo pacman -S git 

Agora vamos fazer o Download o pacote TimeShift hospedado no Github com o comando:

git clone thttps://aur.archlinux.org/timeshift.git

Então vamos entrar na pasta que baixamos com:

cd timeshitft

E chegou o momento de começar a compilar o TimeShift, lembrando que esse paso vai demorar, então pegue um café e caso tenha dúvida, assista o vídeo que fiz no Youtube mostrando todo esse passo a passo na prática. Entendido tudo isso rode o comando: 

makepkg -si

Se essa parte der erro, pode ser que estaja faltando pacotes como gcc, make fakeroot entre outros, deve te avisar na menssagem do erro, então procure instalar o mesmos e depois repita o comando anteriror.

Nota: pra instalar no Artix estava dando o seguinte erro:

==\> ERRO: Cannot find the fakeroot binary.

Então tive que fazer os seguintes passos antes:

sudo pacman -Syu base-devel 

E pronto, você já têm o TimeShift instalado no seu Manjaro, Endeavour OS e demais distros base Arch Linux.

Postar um comentário

0 Comentários