Instalando o editor de vídeo Shotcut no Linux de forma manual

Instalando Shotcut no Linux
 
O Shotcut se trata de um editor de vídeos multiplataforma e de código aberto. Que suporta uma grande quantidade de formatos de áudio e vídeo e codecs, além de suportar muitos formatos de imagem como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como sequências de imagens. E têm sido o meu editor de vídeos padrão desde 2021.

Através dessa matéria irei mostrar como instalar esse editor de vídeos no seu sistema Linux, de maneira fácil.

Primeiro de tudo, ele possui uma versão em flatpak que você pode encontrar na loja de Apps da sua distribuição Linux padrão, mas além dessa possibilidade ele também têm uma versão em AppImage, que você pode fazer o dowload nesse link, caso de preferência pelos formatos de container é claro.

Existe também a instalação do Shotcut em código fonte, o que muitos (Como eu mesmo) acabam preferindo por ocupar menos espaço de disco do que os flatpaks, e por acher que ele "conversa" melhor com o sistema, sem a necessidade de instalar diversas dependências.

Pra começar a instalação, vá no terminal e digite o seguinte comando:

wget https://github.com/mltframework/shotcut/releases/download/v18.01/shotcut-linux-x86_64-180102.tar.bz2 -O shotcut.tar.bz2
Caso prefira também pode fazer o download de uma versão mais recente nesse link.
 
Editor de vídeos Shotcut, gratuito para Windows, macOS e Linux
 
Caso faça o dowload de uma versão mais recente, descompacte a pacote txz pelo terminal ou pela inteface gŕafica mesmo, mude o nome da parta pra Shotcut (tirando qualquer complemento que ela tanha a mais) e então entre na pasta onde está a pasta Shotcut pelo terminal com o comando cd e o diretório onde a mesma está, no caso cd Dowloads, então mova o arquivo descompactado para o diretório opt com o seguinte comando:

sudo mv /opt/Shotcut*/ /opt/shotcut
Agora crie um lançador para executar o programa de meneira mais fácil com o seguinte comando:

echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Name=shotcut\n Exec=/opt/shotcut/Shotcut.app/./shotcut\n Icon=applications-multimedia\n Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/shotcut.desktop
E pronto agora você já têm um atalho no menu de programas do Shotcut.

Se no momento de executar o Shotcut pedir a blioteca libSDL, abra um terminal e instale de acordo com o sistema que está usando:
 
Base Debian: 
sudo apt install libsdl1.2-dev 
Fedora: 
 
sudo dnf install libsdl1.2-dev 
Base Archlinux: 
 
sudo pacman -S libsdl1.2-dev
 
Se quiser aprender como editar vídeo no Shotcut, dá uma conferida nesse vídeo que preparei lá no canal.

Comenta aí se essa matéria te ajudou 😉.

Postar um comentário

0 Comentários