O que esperar do mundo Linux pra 2022 - Ubuntu 22.04, Fedora 36 e muito mais!

 

Como um blog que desafia o status quo, trazendo conhecimento e informações de softwares e sistemas open source, não poderia deixar de abordar sobre o que esperar do mundo Open Source e Linux para 2022. Um ano que com certeza teremos diversas novidades. (Sim sou mais adepto do jeito open source de ser do que do software livre, pois ser radical não é comigo)

Um abril de 2 sistemas?

O mês de abril parece nos presentear( no caso por ser meu aniverssário é um presente mesmo rsrs) com o lançamento das novas versões do Ubuntu e do Fedora, sendo o Ubuntu em sua nova LTS que será a 22.04 e o Fedora na sua versão 36, dois sistemas que norteiam uma boa parcela do mundo Linux, se é que assim posso dizer, pois enquanto o Fedora traz a inovações tecnológicas que mostram a próxima tendência a ser seguida, o Ubuntu vêm e logo depois chegam inspirados nele novas versões de sistemas como Pop!_OS, Zorin OS, Elementary OS e Linux Mint.

Fedora 36 e Fedora 37

O Fedora deve trazer o Gnome na versão 43, e o Xwayland vai receber mais melhorias, o que é bom pra quem usa Nvidia, graças ao suporte GBM que foi introduzido na versão 495, o Driver Nvidia está funcionando cada vez melhor com o substituto do Xorg, é meu querido leitor, o Wayland é o futuro!

E por mais que seja possível instalar algumas interfaces no Fedora como a Pantheon Shell do Elementary OS ou a DDE do Deepin, uma spin do Fedora com essas interfaces ainda não está nem perto. Mas com certeza teremos do LXQt que finalmente chegou na sua versão 1.0, após 8 anos da "fusão" dos projetos LXDE e Razor-Qt.

Já quanto ao Fedora 37, o que já dá pra falar é que virá com Gnome 43 e vai encerrar o suporte para ARM 32 bits. No mais, eu atualizo aqui as informações conforme forem liberadas.

Ubuntu 22.04

O nome dessa nova versão será Jammy Jellyfish e não sei o quão menos importante, mas primeiro de tudo o roxo está sendo removido da paleta de cores do tema Yaru, dando lugar ao laranja que vai predominar. 

Essa versão do Ubuntu trará o Gnome 42 com menos modificações ainda do que era feito nas versões anteriores do sistema. Um cuidado que a Canonical teve por exemplo, ao demorar a migrar para o Gnome 40. Apenas para não deixar de aprimorar suas características no visual do sistema, algo que diminuiu bastante depois do abandono do Unity.

A data de lançamento está maracada para o dia 21 de abril caso não ocorram atrasos.

Linux Mint, Pop!_OS, Elementary OS e ZorinOS 

Após o Lançamento da LTS do Ubuntu, vamos receber as novas versões dos sistemas que são baseados nele, como o Linux Mint que deve chegar na sua versão 21 trazendo um App novo e bastante novidades, assim como o Pop!_OS deve recever uma interface COSMIC já escrita em Rust, e quem sabe com mais customizações e recursos. 

O Elementary OS deve chegar na sua versão 7 trazendo um sistema bem mais maduro, e se já gostei do que vi na 6.1 imagina na versão 7. Além do Zorin OS que deve chegar na versão 17, trazendo uma versão Pro e Core bem mais completa pra atrair mais usuários do Windows e macOS, como eles mesmos dizem.

Maui Shell 

Maui Shell é a nova interface gráfica do mundo Linux

O mundo Linux está ganhando mais uma interface gráfica, que  daqui a pouco deve estar espalhada por aí, como opção nas distros, assim como aconteceu com o Cinnamon e a DDE por exemplo. E essa nova interface vai se chamar Maui Shell.

A Maui Shell se trata de uma interface desenvolvida pela equipe do Nitrux Linux, através de uma estrutura personalizada chamada MauiKit. Baseado no Kirigami, o MauiKit foi projetado pra ser convergente, o que signigfica que os programas funcionam da mesma maneira em desktops e telefones. Ela também oferece um conjunto de Widgets pra tornar a criação de programas mais rápida.

Antes mais focado no Kde, a equipe do Nitrux Linux está deixando a interface Maui mais parecida com o Gnome. Já no canto superior direito existe um centro de controle muito parecido com o do macOS.

Essas foram apenas algumas das principais novidades que separei sobre esse ano de 2022, mas tem muito mais, e sobre isso eu abordei melhor lá no RikerCast, e você pode conferir nos links abaixo.

Acompanhe o RikerCast no Deezer Spotify ou Google podcast.

E você, espera mais alguma novidade para esse ano que não citei nessa matéria? Deixe aqui nos comentários.

Postar um comentário

0 Comentários