Novidades chegando no Gnome Shell 42

 

Novidades do Gnome Shell 42

O Gnome Shell, a interfcae gráfica padrão de diversas distribuiççoes Linux famosas, como o Ubuntu e o Fedora, está chegando na sua versão 42, com a data do lançamento marcada para 23 de março de 2022.

Quais novidades?

Pra início de conversa, essa versão 42 vai portar seus Apps mais importantes para GTK4 e libwaita 4, tendo um novo visual para seus ecossistema, que vai acompanhar o modo escuro além de novos ícones para pastas, e isso tudo para ter uma harmonia maior no contraste quando estiver no modo dark.

Modo dark

Segundo a equipe do projeto, o andamento das migrações está fluindo e eles um número bom de programas com suporte ao modo dark, dentre eles que a adição já foi concluída estão: a calculadora, text editor (não é o gedit), o analisador de uso de disco, conexões, caracteres, clima, mapas, captura de tela, tour e o gravador de som. Os demais programas não citados ainda estão em desenvolvimento, com alguns mais quase prontos, como o gnome web e a gnome software por exemplo. 

Porte para GTK4

Esse andamento de porte já é mais demorado, já que não é só portar os Apps, mas também será necessário portar as bibliotecas. E até o momento os Apps que já foram portados para GTK4 e libadwaita são: extensões, analisador de uso de disco, a calculadora, a Gnome software e o text editor (não é o gedit). 

Novo design

Para os Apps terem esse novo design será necessário que sejam portados para GTK4 e libadwaita,dessa forma o novo Gnome vai ganhando vida aos poucos.

E você, gosta da interface Gnome Shell? Prefere outra? Deixa aí nos comentários!

Postar um comentário

0 Comentários