Maui Shell - A nova interface gráfica do mundo Linux

a nova interface gráfica chamada Maui Shell

 

Essa interface é está sendo desenvolvida e mantida equipe por trás do Nitrux Linux. O que já proporcionou o surgimento de uma ampla variedade de aplicativos essenciais. Que usam uma estrutura personalizada chamada MauiKit. Que por sua vez é Baseada no Kirigami. O MauiKit foi projetado para ser convergente, o que significa que os aplicativos produzidos por eles funcionam tanto em desktops como em smartfones. Além disso, eles oferecem aos desenvolvedores um conjunto de widgets que  tornam a criação de aplicativos muito mais rápida.

 Dentre os programas desenvolvidos pela equipe da Maui Shell estão:

  • Index (um belo gerenciador de arquivos)
  • Notas (um aplicativo para fazer anotações)
  • VVave (um reprodutor de música)
  • Clip (um reprodutor de vídeo)
  • Pix (para ver suas imagens)

Apesar de se tratar de ótimos programas, eles pareciam estar um pouco fora do padrão, visualmente falando ambiente KDE Plasma do Nitrux Linux. Foi então que eles pensaram em criar uma nova interface pra resolver esse problema.

 

Construído usando as mesmas tecnologias do MauiKit e Qt, a Maui Shell é o novo espaço de trabalho no ambiente de desktop para o Nitrux. Tendo uma aparencia que lembra bastante o que vemos no Gnome Shell, deixando um pouco de lado sua proximidade com o Kde.

Mas não se engane, apesar da semelhança em alguns aspectos com o Gnome, como quando deslizamos pra baixo e vemos as atividades (assim como as atividades do Gnome), também notamos um dock na parte inferior, e no canto superior direito temos um controle bem parecido com o que temos no macOS.

Não deixando a convergência de lado

Muitos se lembraram das tentativas da Canonical em 2010 de criar um ambiente chamado Unity. No final das contas, acabou sendo um grande fracasso pela dessitência da mesma no projeto, após gastar rios de dinheiro na tentativa de migrar para o Unity 8, com tais ideias sendo totalmente desativadas em 2018. No entanto, o Unity tinha uma caracter

À medida que a ideia de Linux em dispositivos móveis continua sobrevivendo, com o Kde conect, Pure OS e Ubuntu touch (agora com a UBports), o suporte à convergência está se tornando cada vez mais importante. Portanto é incrível ver a Maui como novo ambiente de desktop já tendo suporte para área de trabalho de computadores e dispositovos móvel.

Isso realmente só pode ser alcançado quando há uma variedade de aplicativos convergentes pré-existentes, e a Maui está em uma posição única quanto a isso. Sendo apenas uma das razões pelas quais a Maui Shell pode ser o futuro do Linux nos desktops.

E você, acha que essa interface vai se espalahar para as demais distribuições Linux também assim como o Cinnamon e a DDE? deixe aqui o seu comentário

 

 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Já compilei a interface aqui no meu Debian. Tá no começo ainda, um recém nascido, mas promete. Vou continuar ao longo do tempo testando e vendo as melhorias que serão implementadas.

    ResponderExcluir