Novidades do Linux Mint 20.3 Una, incluindo Novo App para organizar documentos

Linux Mint 20.3 vêm com novo programa
 

Linux Mint 20.3 foi nomeado de ‘Una’ e sendo a terceira grande atualização da versão 20 do Mint, baseado no Ubuntu 20.04.3 LTS, tendo  suporte a atualizações e patches de segurança até 2025.

Essa versão traz algumas mudanças visuais bem interessantes, como suporte a tema dark para os apps  Celluloid,  GNOME Terminal, Hypnotix, Pix e XViewer. Porém os Apps Pix e XViewer não suportam o modo escuro na edição Xfce, isso por conta do gerenciador de janelas Xfwm, que não suporta temas dark.

Essa versão também traz mudanças visuais para o tema padrão do Mint-Y, como barras de título mais arredondadas com botões maiores, bem como a substituição de cores de destaque por tons de cinza. 



O  calendário que vem com o Cinnamon 5.2 suportando a exibição de eventos de outros calendários, como o GNOME Calendar e o Google Calendar.



A integração com o GNOME Calendar virá ativada por padrão e para sincronizar os eventos com o seu Google Calendar, basta fazer login com a sua conta Google nas configurações do sistema.

Outras novidades:

Ocorreu uma implementação a suporte para mangás no leitor de PDF’s do sistema (com o “modo mangá” ativado, ao pressionar “seta para a direita” no teclado, isso vai avançar para a próxima página);


O visualizador de imagens agora é capaz de se adaptar a janela de acordo com tamanho da imagem que está sendo exibida;

Também foram feitos aprimoramentos para monitores com baixa resolução em vários apps do sistema (inclusdive escondendo barras de menus, e não exibindo barras de ferramentas, entre outros);

As aplicações “Sticky Notes” e “Hypnotix” receberam uma função de busca nativa.



E o novo App dessa versão que estava sendo mantido em segredo é o Thingy, um novo aplicativo organizar os documentos do Linux Mint, feito especificamente para o Mint.

Thingy é um App que organiza dos documentos do Linux Mint

Algumas observações importantes por se tratar de um Beta ainda: 

Se tiver problemas com o Virtualbox no Linux Mint, commo tela preta ou distorcida, vou deixar o link da matéria do blog tanto na descrição como em um comentário fixado, mostrando o que fazer pra corrigir isso.

Se a tela estiver preta ao iniciar o Linux Mint no Virtualbox, altere o controlador gráfico do VirtualBox para "VMSVGA". Faça isso abrindo as configurações de sua VM e selecione Display -> Graphics Controller

Se a tela estiver distorcida ao iniciar o Linux Mint no Virtualbox, mude para o console com HOST + F1 (por exemplo, a tecla Ctrl RIGHT, sem ALT) e volte para tty7 com HOST + F7.

Segue link do download caso queira instalar esse nova versão versão:

Linux Mint 20.3

Pretende atualizar ou testar essa nova versão do Linux Mint 20.3? Comenta ai!  😃 👇🏻






Postar um comentário

0 Comentários