O Elementary OS chegou na sua versão 6.1 Codnome Jólnir

Chegou o Elementary OS 6.1

Essa nova versão do Elementary OS, não é apenas um decimal a frente da versão anterior Odin, tanto é que recebeu um nome diferente, que na verdade têm tudo a ver com o nome da versão anterior, pois Jólnir é o nome de Odin, o pai de todos da mitologia nórdica.


A parte de pesquisa do menu, agora está bem mais ampla, pesquisando desde imagens, downloads e até mesmo  compartilhamentos de rede.

Barra de pesquisas do Elementary OS 6.1


Também foi corrigido um problema de estilo com partições de disco “não utilizadas” no modo de instalação personalizada e, durante a lista de verificação de pré-instalação, agora será alertado sobre o que esperar ao instalar o sistema em uma máquina virtual.


Aviso quando for virtualizar o Elementary OS 6.1

Mudanças na loja

A AppCenter do Elementary agora conta com mais de 90 aplicativos com curadoria, e um foco cada vez maior nos Flatpak, que inclusive vai sugerir ao usuário instalar um programa do Flathub, quando um programa não for encontrado na loja. Além do Designer estar mais responsivo também, e o estilo grade de aplicativos passou a ser utilizado.


Loja de aplicativos com foco em flatpaks

As visualizações de categoria (como Áudio ou Sistema) agora são mostradas com uma visualização de grade mais eficiente em termos de espaço.

A equipe do Elementary têm trabalhado com por uma colaboração maior com os desenvolvedores de programas de terceiros, com intuito que esses aplicativos listem o máximo possível de suas características, com intuito de que eles apareçam na categoria correta na loja.

Agora existe o novo indicador de progresso ao instalar, remover ou atualizar aplicativos. Em vez de uma barra de progresso separada, o progresso agora é indicado de forma compacta no botão Cancelar.

Indicador de progresso de instalação de programas no Elementary OS 6.1
 

Eles reformularam também o botão de instalar programas, deixando mais claro a opção "pague o quanto puder". Lembrando que essa é uma forma de ajudar os desenvolvedores a continuar o desenvolvimento de cada vez mais aplicações para o sistema.

App Center do Elementary OS 6.1 vem com uma opção mais clara do pegue o quanto quiser

Quanto as demais mudanças no sistema

O atalho Alt+tab que foi redesenhado ouvindo o comentário de muitos usuários, pois o anterior escurecia o fundo e forçava nossa vista um pouco, agora ele está mais simples, mais clean, lembrando bastante o alternador de janelas do antigo Unity 7.

Os diálogos agora são animados de cima para baixo, reforçando que eles são uma interação transitória apenas. E a janela de trás vai ficar mais escura pra que você foque no que está de importante ali na sua frente e requer sua atenção imediata.

O serviço de limpeza do Elementary OS também recebeu melhorias, podendo deletar também arquivos da pasta de Downloads. Só lembrando que ele vêm desativado por padrão, então cabe a você ativar para que ele esvazie sua pasta de downloads quando você fizer uma limpeza no sistema.

Incluindo downloads na limpeza do sistema no Elementary OS 6.1

O aplicativo de e-mail agora vai te notificar uma nova mensagem chegar, mesmo que o ele esteja fechado. E quando for arquivar ou excluir uma conversa o próximo item será selecionado automaticamente permitindo que você realize ações em sequência.

Também foram corrigidas diversas falhas relatadas pelos usuários e a equipe também adicionou suporte a outros serviços de e-mail, tal como o MS Outlook.

A galera do Elementary também está trabalhando em conjunto com algumas fabricantes como a Star Labs, Slimbook, e Laptop with Linux, pra entregar uma experiência melhor como hardware dessas empresas.

Ocorreu uma série de melhorias no App Tarefas: para evitar a exclusão acidental de tarefas, a tecla de atalho Delete foi substituída por Ctrl+backspace e foi adicionada uma caixa de diálogo de confirmação ao excluir uma lista de tarefas.

Melhorias noApp de tarefas do Elementary OS 6.1

Agora é possível abrir um software com a placa de vídeo dedicada, através do menu do sistema. ficando cada vez melhor para quem possui notebook hibrido, (uma pena que minha placa de vídeo parou de funcionar, adoraria testar esse recurso)

Bom... se quiser usar essa versão, caso já esteja no Elementary OS basta atualizar o sistema, e se ainda não está, só fazer o download da ISO, usar um ventoy da vida pra instalar e ser feliz com o sistema.

Postar um comentário

0 Comentários