Defina o volume e saídas de aúdio do seu sistema Linux sem maiores dificuldades com o alsamixer

Muitas vezes nos deparamos com alguns problemas de configurações de som no sistema Linux, em definir um determinado volume de áudio e o mesmo continuar ao reiniciar o sistema, se está tendo problema similar, e através dessa matéria, vou mostrar uma ferramenta que através do terminal, vai possibilitar de maneira fácil a configurações de seus dispositivos de entrada e saída de áudio.

Para controlar essa função do sistema, de maneira mais eficiente, vamos instalar o programa alsa-utils,e caso ainda não o tenha instalado, e para isso vamos usar alguns comandos que variam entre cada distribuição Linux, conforme você pode ver abaixo:

Debian e derivados 

sudo apt install alsa-utils 

Fedora e derivados

sudo dnf install alsa-utils

Arch linux e derivados

sudo pacman -S alsa-utils

sudo pacman -S alsa-utils

OpenSUSE e derivados

sudo zypper install alsa-utils

sudo zypper install alsa-utils

Teclando f6 vaia aparecer a opção pra selecionar sua sua placa de som com as setas do teclado e tecle Enter , no meu caso é a HDA Intel.

alsamixer pra regular som no Linux
Normalmente os controles responsáveis pelo volume de saída de som são o Master e o Speaker. Então  selecione o controle com as teclas <  > regule com as setas para cima e para baixo, ou clicando com o mouse mesmo em cima, indo pra direção que você quer.

alsamixer para ajustar saida de audio no linux

Terminado os ajustes feche o alsamixer teclando ESC. E ainda no terminal execute o comando abaixo para salvar as alterações.

sudo /usr/sbin/alsactl store

E pronto, já vai estar com seu volume regulado normalmente.

Postar um comentário

0 Comentários