Zorin OS 16 o Sistema qe vai fazer você largar o Windows?

Novidades no Zorin OS 16 o sistema que vai substituir o Windows


O Zorin OS é um sistema irlandês mantido pela empresa ZorinGroup, e essa equipe me deu acesso a ISO deles Pro, que sucedeu a versão Ulmimate, e nessa matéria falarei um pouco a respeito desse novo lançamento em si.

De onde vêm essa popularidade recente do Zorin OS aqui no Brasil?

Primeiramente, esse sistema começou a ganhar uma certa notoriedade aqui no Brasil quando começou a ser noticiado alguns anos atrás que a cidade italiana de Vicenza adotou o sistema por padrão em seus 900 computadores a partir de abril de 2016, o que por is só já é bastante interessante. 

Vicenza usa Linux Zorin OS

Além da grande cobertura que o Diolinux faz do sistema por ele ter usado a distribuição lá no início de sua jornaa no mundo Linux, (tendo-o ajudado a se familiarizar no mundo Linux digamos assim). Tais fatos deram um holofote bem grande ao Zorin OS aqui na antiga Terra de Santa Cruz. Mas será que o Zorin OS é tudo isso mesmo? Vamos acompanhar aqui nessa matéria.

Quais versões desse sistema?

Zorin OS está disponível nas versões Core e Lite


Primeiro de tudo o Zorin OS possui 3 versões, uma core que vem com tudo que um usuário normalmente precisa e procura quando está instalando um sistema operacional, possui um Shell do Gnome modificado e está disponível de menira gratuita para qualquer um instalar e usar. 

A versão Lite que vem com o desktop XFCE tendo como foco máquinas mais fracas, sendo uma versão Core mais leve, mas infelizmente ainda não foi liberada nessa versão 16, estando disponível para download até o momento que escrevo essa matéria na versão 15.3 uma pena não é mesmo? 

E por ultimo temos a versão Pro que veio para substituir a versão ultimate, tendo mais recursos e programas instalados por padrão do que a versão Core e custando 39 dólares ma paǵina do Zorin OS.

A versão Pro do Zorin OS serve como opção ao Windows

Que custa 39 dólares e vem com mais programas, mais opções na hora de customizar o sistema e caso você necessite, você pode contar com o time de suporte do ZorinOS. 

Excelente acabamento!

E pra começar vou te falar que, na questão de aparência (em fazer o usuário Windows não se sentir tão perdido), o Zorin OS se torna uma excelente opção pra quem quer deixar o sistema da MS, e testar um sistema Linux, pra quem quer ter uma nova experiência sem ficar totalmente perdido. 

Zorin OS 16 Pro com aparencia do Widnows 11

E no processo de instalação do sistema, o Zorin OS já vai procurar a sua GPU, dedicada caso possua uma placa Nvidia por exemplo, e já vai instalar o Driver pra você poder rodar o sistema com os drivers mais adequados pra sua máquina, isso é um grande facilidade, mas acabou me sendo um problema, e no vídeo que fiz lá no canal Rikerlinux, explico melhor sobre essa questão.

Durante o processo de instalação você também pode habilitar a instalação de softwares de terceiros e escolher se quer participar do senso que eles possuem pra saber quantos usuários o Zorin OS possui. Esses números são muito importantes para fins comerciais, para o sistema crescer e se manter.

Boas vindas!

Tela de boas vindas do Zorin OS 16 e a possibilidade de customizar o sistema

A tela de boas vindas do ZorinOS também que está com um novo designer e na versão Pro posso escolher até 8 layouts diferentes, mudando a aparencia da minha área de trabalho, deixando-a semelhante ao Ubuntu com Unity, macOS e até mesmo ao Windows 11 por exemplo.

Novidades? Tem muitas!

Zorin OS vem cheio de flatpak

E assim como o Elementary OS 6 que tenho uma matéria aqui no blog também, o ZorinOS 16 veio recheado de flatpaks isso já instalados por padrão na versão Pro, vindo com alguns também na versão Core, e na versão Lite quando sair verifico e falo 😉.  Para que você possa usufruir dos Apps que mais usa na última versão do mesmo. Pois já que o Zorin OS é baseado no Ubuntu 20.04 LTS por padrão, não vai possibilitar a última versão dos programas, mantendo a versão mais estável e por consequência mais antiga dos mesmos.

O Zorin conect, vêm por padrão também pra você ter uma integração maior entre o smartphone e seu sistema, como opção ao Airdrop da Apple, digamos assim.

Uma loja pra Flatpaks e Snaps?

Loja de flatpak e snap no Zorin OS

A loja está do sistema está totalmente integrada ao Flathub, então se você utiliza a versão Pro, Core ou Lite, poderá instalar o programa que desejar, e isso  na última versão do mesmo, sem problemas.

Nessa loja, vc também encontra snaps, caso prefira, pois o ZorinOS faz uma mescla muito interessante entre snaps e flatpaks, igual não vi em nenhuma outra distribuição Linux ainda.

E essa versão Pro?


Zorin OS Pro o sistema Linux pago que vai substituir o Windows 10


Quanto a essa versão Pro confesso que me poupou um grande trabalho na hora de instalar programas, pois ele trouxe Appsp que utilizo já instalados por padrão, de maneira que não vi ainda em nenhuma outra distribuição, como por exemplo o Blanket para ouvir sons enquanto trabalha, pra não perder o foco, e o Foliate para leitura de Ebooks, fora outros programas que traz por padrão que vão te deixar muito mais prodivo. Como o Audacity, o Gimp, o Krita e por aí vai. Ele também traz o Virtualbox instalado por padrão. Confesso que trabalho com máquinas virtuais, mas depois passei a utilizar o Virt-Manager, nunca mais recorri ao Virtualbox.

Encontrei também o alicativo Minder um programa para mapas mentais já instalado por padrão e isso me levou a pesquisar e conhecer que o Zorin OS traz Apps do Elementary OS também, será que estamos vendo um trabalho conjunto entre ambos os sistemas? Interessante se for isso mesmo. 

E se você quiser saber mais sobre essa versão do Zorin OS 16, acompanhe o vídeo que fiz la no Youtube, fazendo uma cobertura maior sobre essa distro.

Postar um comentário

0 Comentários