O Blog RikerLinux está de volta! 😃

 


Olá, estou aqui de novo retornando com as postagens do Blog RikerLinux, esse Blog que começou como um lugar para postar as traduções das matérias e tutoriais em inglês sobre o Linux Fedora, para o publico em português, pois quando cheguei no Linux e comecei a usar Fedora, me dei conta que só tinham blogs e canais no Youtube falando do Ubuntu, era Ubuntu pra cá Ubuntu pra l, e nada do Fedora, o alguns até falavam quando saia uma nova versão só sistema, mas parecia aquela cobertura só por desencargo de consciência.

Dessa forma maio de 2015 resolvi criar um Blog, aí começou uma procurar pelo nome, alguma coisa que combinasse com Fedora ou com Linux, aí decidi usar meu sobrenome de origem alemã nesse novo blog. Já tinha usado meu sobrenome em um lugar que trabalhei como se fosse meu nome/apelido e alguns amigos meus também as vezes me chamavam de Riker (se fala Raiker) pois não tenho apelido, nem filho e nem Júnior mesmo sendo o segundo na família com meu nome, é isso mesmo Nome Riker II, sim tenho o mesmo nome do meu pai, mas só revelo para as pessoas, quando já se acostumaram a me chama de Riker, pois ai não muda mais rsrsrs. Então pensei... que tal um RikerFedora? 🤔 Mas cheguei a conclusão que se mais pra frente eu mudasse de sistema Linux, ou quisesse falar sobre mais algum, esse nome iria limitar bastante, então pensei em Riker Linux, a principio confesso que fiquei resistente a ideia por ser bem semelhante a junção do nome Diolinux. Então comecei a pensar em uma opção, e não surgia mais nada, parecia um leve bloqueio criativo, logo eu? Que mais pra frente iria criar canais como nomes comercialmente fortes como Mais Informado, Sistemics e F1Br? Bom... nesse período de 2015 não me veio mais nenhum nome a cabeça, então ficou RikerLinux mesmo.

Após ter o nome, chegava a hora de escrever a primeira matéria, escrevi logo duas de umas vez, usando Fedora no trabalho e rodando MS office no Fedora via Wine ( Essa última nem está mais pública). Isso mesmo, acreditava que mostrando que dava pra rodar os programas do Windows no Linux, iria arrastar uma multidão de usuário pro Fedora. Nessa época não entendia nada de filosofia de software livre, open source e achava o maior barato poder rodar tudo que desse via Wine. Numa dessas acredite se quiser, até o Baidu veio junto 🤦🏻‍♂️. Com o tempo fui aprendendo a usar as soluções que o Linux entrega, parando de usar o Wine aos poucos, e isso me fez muito bem, pois os programas do Windows não rodam no Linux como os programas nativos, existe uma perca de performance, e é como se você continuasse no Windows, na verdade escutava muito: você "saiu" do Windows mas o Windows não saiu de você, e com o tempo entendi melhor essa questão.

Após ter o nome, comecei a escrever umas matérias, de acordo com o que eu ia descobrindo e resolvendo os problemas, sim... pois tudo começou dessa forma, como habilitar codecs no Fedora? Como instalar impressora no Fedora? Como configurar o Fedora após a instalação? e conforme fui conhecendo mais do sistema, resolvi compartilhar, e nesse compartilhamento de conhecimentos fui tendo minhas 100 views por matéria, depois 500 e então 1000 views por matéria sobre o Fedora, e alguns começaram a agradecer por ser o único blog trazendo conhecimentos sobre o Linux Fedora em português na época.

Postagem com primeira logo

Essa postagem acima possui a segunda logo do RikerLinux, que foi feita por um por um inscrito do canal em 2016. O número 80 remetia as 80 máquinas que havia migrado pra Linux numa empresa que trabalhava. E é claro, coloquei Fedora na época. Essa logo ficou durante um bom tempo, tenho até adesivos dela, inclusive se você gosta de adesivos Linux, fala comigo nos comentários que mostro como conseguir alguns.

Após uns meses fazendo matérias sobre o Fedora, veio a ideia de criar um canal no Youtube sobre o assunto, e essa ideia ficou martelando na minha cabeça durante quase um ano. E com até que o canal RikerLinux nasceu, com intuito a principio de levar conhecimentos sobre o Linux Fedora, mas conforme fui testando outros sistemas Linux, resolvei fazer conteúdos sobre eles também, e hoje abordo sobre sistemas UNIX em geral, chegando a falar do BSD e ás veze até do macOS. Viu só? se eu tivesse escolhido RikerFedora? Estaria bem limitado. Na verdade hoje vejo que poderia ter escolhido RikerUnix, mas...  ficou RikerLinux mesmo e vida que segue 😅.

Já me falaram pra criar uma distro chamada RikerLinux, Já se imaginou usando um sistema chamado RikerLinux? Se assim fosse acho que criaria um financiamento coletivo pra levantar fundos o suficiente pra fazer algo bom mesmo, acho que seria baseado no Fedora, pois acabo usando mais distros rpm,

Caso você tenha notado que o Blog estava fora do ar, isso se deu pois Infelizmente o domínio tinha inspirado, e como meu adsense do Youtube não tinha entrado ainda, tive que aguardar o mesmo virar pra renovar o domínio daqui do Blog. E se você puder me ajudar para que isso não ocorra novamente, você pode fazê-lo pelo Padrim e ficarei muito agradecido. Com um valor a partir de R$ 2 reais, seja mensal ou quando você puder já me ajuda a manter o domínio pago.E caso possa ajudar com valores maiores, você pode fazê-lo por lá também. Acabou preferindo o Padrim ao seja membro pelo Youtube, pois o valor de repasse acaba sendo maior por lá, mas se preferir, pode ser membro por lá também sem problemas, vai me ajuda de qualquer jeito.

E você como conheceu o RikerLinux? Comenta aí que vou gostar muito de saber como chegou aqui no Blog. Abraços.

Postar um comentário

0 Comentários