Resolvendo PENDRIVE CORROMPIDO no Linux



Muitas vezes ocorrem alguns problemas nos pendrives, deixando o mesmo com a opção read-only, isto é... opção apenas de leitura, não permitindo a formatação do mesmo 🤦🏻. Isso com certeza é uma grande dor de cabeça, afinal de contas...  quem gosta de ter um pendrive corrompido? Por isso através dessa matéria, vou explicar como resolver alguns problemas e recuperar o pendrive afetado.


Passo 1

A primeira opção que temos é tentar uma formatação usando um terminal Linux, podemos formatá-lo para Fat32 por exemplo, mas será necessário verificar qual letra representa a unidade do seu pendrive, no meu caso, possuo dois SSDs na minha máquina, o que torna meu pendrive a unidade sdc, porém se você tiver um HD ou um SSD apenas, é bem provável que a sua unidade esteja como sdb, mas se estiver em dúvida, pode usar o comando lsblk no terminal para visualizar, no meu caso está assim:

Como no meu caso o pendrive está é e terceira unidade, usarei a letra C com o seguinte comando: 

mkfs.ntfs /dev/sdc (Se estiver em NTFS)

mkfs.vfat /dev/sdc (Se estiver em Fat)

mkfs.ext4 /dev/sdc (Se estiver em Ext4)


Você também pode colocar um parâmetro, indicando a partição da unidade que está com defeito como no exemplo abaixo:

mkfs.vfat /dev/sdb1 ou mkfs.vfat/dev/sdb2 
(substituía vfat pelo formato de arquivo que está utilizando) 

Caso seja a partição 1 ou 2 apenas que esteja com problema, pois o comando apenas com parâmetro sda, sdb ou sdc pega a unidade de armazenamento inteira em questão já a letra identifica uma partição apenas.

Caso esse comando retorne algum erro, você tem a opção de refazer a tabela da partição colocando o parâmetro -F da seguinte forma:

mkfs -F /dev/sdc 

Esse comando costuma demorar um pouco, mas dando tudo certo seu pendrive vai voltar a funcionar normalmente. 

Passo 2

Se o primeiro método não funcionar, vamos tentar remover o bloco corrompido com outro comando, dessa vez utilizando o fsck:

sudo fsck /dev/sdc1

Se não funcionar zerar a unidade USB pode ajudar, para isso use o comando:

sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdc1

Passo 3

Se o pendrive com problema estiver em formato NTFS e os passos anteriores não funcionaram, certifique-se ter o pacote NFTS-3g instalado no seu sistema, e então use o comando:

sudo ntfsfix /dev/sdc1

Caso algum dos comandos tenha funcionado, favor deixe um comentário, pois isso me motiva a fazer mais tutoriais para lhe auxiliar. E se tiver uma dica extra que também funcione, pode comentar também.

Até a próxima!





Postar um comentário

1 Comentários