Finalmente o Microsoft Edge chegou para o Linux

A espera finalmente acabou, A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (20), a chegada da versão de testes do seu navegador Edge para Linux. Com a novidade, a empresa espera contribuir para que mais desenvolvedores possam construir e testar sites e apps na plataforma. 

Essa versão que já está disponível para download se trata da versão DEV. Pra quem não sabe o desenvolvimento do Edge é dividido em canais, como no Google Chrome (no qual é baseado). Eles são chamados: 

Canary: que é atualizado diariamente e contém as mudanças mais recentes feitas pelos desenvolvedores

Dev: atualizado semanalmente. 

Beta: atualizado a cada seis semanas e que pode ser considerado uma "prévia" da próxima versão que estará disponível aos desenvolvedores. 

Release: a versão que está disponível ao público geral.

A versão atual do Edge para Linux que foi disponibilizada para download é parte do canal Dev, por isso ainda não possui todos os recursos das versões para Windows e Mac. E os recursos mais significativos ausentes no momento são a sincronização de favoritos e as configurações entre várias cópias do navegador usando uma conta Microsoft. Algo que em breve será implementado.

Contudo os recursos da plataforma web e ferramentas de desenvolvimento, entre eles os principais comportamentos na renderização de páginas, extensões e recursos para automação de testes, já estão presentes e devem se comportar de maneira consistente com outras plataformas, como no macOS e no Windows.

A Microsoft também nos lembra que por essa versão disponibilizada se tratar da versão Dev, o navegador pode apresentar bugs e comportamentos inesperados. Contudo, caso apareçam, tais problemas podem ser reportados usando o próprio Edge, clicando no menu com os três pontos no canto superior direito da tela, indo em Settings and More e Send Feedback, ou usando o atalho de teclado Alt + Shift + I.

No momento as distribuições Linux suportadas pelo navegador Edge são o Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE. Portanto no site Microsoft Edge Insider temos pacotes .deb e .rpm pra você instalar com o gerenciador de pacotes padrão de sua distribuição Linux (tanto através da linha de comando quanto usando uma interface gráfica). Eles disponibilizaram também a instalação manual usando os repositórios de softwares Linux da Microsoft.

Também é bem provável que em breve tenhamos uma versão em snap do Edge.

E você, o que achou do Edge chegando para Linux? Deixe aqui o seu comentário.

Segue o link para Download:

Edge for Linux 

Postar um comentário

0 Comentários