Converta os vídeos para editar no Davinci Resolve no Linux, e saiba como resolver o erro do Winff na interface Plasma!

Converta os vídeos para editar no Davinci Resolve no Linux, e saiba como resolver o erro do Winff na interface Plasma!


O Davinci Resove se trata de um excelente programa para edição de vídeos, sendo uma ferramenta muito poderosa, possuindo sua versão para MacOS, Windows e Linux. Contudo, um susário Linux pode esbarrar em alguns impedimentos, como no MacOS que eu conseguia rodar o programa com a placa Intel, e no Linux só conseguimos com a placa Nvidia, além de termo que formatar o arquivo, antes de editar o mesmo.


Em sua versão gratuita para Linux, o programa não suporta os formatos de arquivos em MP e H264, então teremos que mudar o formato do vídeo para conseguir editar o mesmo no Davinci Resolve. e para isso podemos utilizar o programa Winff, que está disponível na maior parte das centrais de programas da distribuições base Debian e que utilizam o AUR.

Após fazer a instalação do programa na sua distribuição Linux, adicione um arquivo de configuração para permitir a mudança de formato do vídeo, indo clique em “Ficheiro” >> “Importar pré-ajuste”, depois selecione o arquivo “winff_resolve_rikerlinux_.xml” caso apareça uma janela de diálogo informando que o pré-ajuste já existe, clique em “Yes to All” para substituir.





Após importar os ajustes você precisa ir na aba Detalhes de saída em “Converter para:” selecione “Resolve” e em Pré-ajuste selecione “mpeg4”, conforme imagem a abaixo.


Agora para usar o mesmo na interface plasma, terá que fazer uma pequena modificação, e foi essa questão que me motivou a criar essa matéria.

Será necessário você alterar o comando onde está terminal para executar o ffmpeg, pois a interface Plasma trablha com o Konsole, no caso tive que alterar para /usr/bin/konsole ficando como na imagem abaixo:



E pronto, o Winff vai funcionar normalmente na sua interface Plasma, seja no Ubuntu, Manjaro, Fedora ou qualquer outro sistema.



Postar um comentário

1 Comentários