terça-feira, 16 de junho de 2020

Hamburgo na Alemanha vai migrar do Windows para o Linux!


A cidade de Hamburgo na Alemanha decidiu que vai migrar do Windows para o Linux! E como já noticiamos aqui no Blog RikerLinux, algumas cidades europeias migraram seus computadores para sistemas Linux, como foi o caso da cidade de Barcelona na Espanha com a adoção de Ubuntu, Munique na Alemanha com a adoção do LiMux na qual inspirou a pequena cidade  alemã de Gummerbach.

Tudo bem que a cidade de Munique deu alguns passos atrás no ano de 2017 pretendendo retornar para o sistema da Microsoft Windows 10, mesmo após a grande economia no uso do software livre desde o ano de 2003. Ano que a SUSE foi escolhida para fazer a migração do sistema das máquinas da cidade alemã para Linux. Contudo os políticos recém eleitos na cidade de Munique, não querem que a mesma prossiga na dependência da Microsoft. Por isso preferem soluções de código aberto, ao invés das de código fechado. Enquanto isso, outra cidade alemã está querendo migrar seus sistemas para Linux, estou falando da cidade de Hamburgo.


É isso mesmo, Hamburgo na Alemanha vai migrar do Windows para o Linux! A ideia é de criar um "modelo de soberania digital", lhes permitindo deixar de ser dependentes de empresas como a gigante de Redmond, que produzem os arquivos através de sua suite office, em formatos fechados, o que atrapalha a manipulação dos mesmos em programas feitos por outras empresas por exemplo, lhes deixando "refém" da Microsoft.



Digamos que os primeiros passos já foram dados, pois além de reconhecer a necessidade de mudança, já estão estudando de forma acelerada, uma forma de expandir a presença do software livre na cidade. Além do estimulo ao desenvolvimento interno de softwares de código aberto, para melhorar o controle sobre seus documentos.


O processo consiste em várias etapas, e eles estão vendo qual o melhor caminho para a migração, porém já se sabe que estão cogitando a utilização do pacote de código aberto da “Project Phoenix”  que pertence a Dataport na sua administração.

Vamos aguardar e ver se essa migração será bem sucedida, podendo com isso levar a migração de cada vez mais cidades para sistemas Linux, o que pode nos deixar em brave com uma situação na qual, se as pessoas utilizam Linux no trabalho, no seu órgão público, não terão resistência em utilizar em casa, o que pode e vai difundir cada vez mais a utilização do sistema pinguim.

Fonte:

Nenhum comentário:
Write comentários

MAIS ANTIGAS

LEIA TAMBÉM

Translate

Recent

AINDA NO BLOG