Como instalar o Gimp no Linux

Quem chega no mundo Linux, sempre se depara na necessidade de ter um programa para manipular e editar as imagens. Um dos mais aplicativos mais populares no Linux é o GIMP, que tem a "missão" de preencher essa lacuna.

Instalar Gimp No Linux


O Gimp é um programa de manipulação e edição de imagens muito poderoso e que quando "dominado", se torna uma ferramenta extremamente "poderosa" nas mãos de quem dominar.

Para instalar o Gimp no Linux, tem três formas oficiais de se fazer isso. A primeira você pode instalar ele através das lojas de aplicativo procurando por "gimp" e instalando por la. A outra é através do terminal, se você usar alguma distro base Ubuntu o comando é sudo apt install gimp e se for base Fedora o comando é sudo dnf install.

Mas se você quiser instalar diretamente do projeto GIMP, você vai precisar instalar ele via flatpak, formato esse distribuído oficialmente pelos desenvolvedores. Distros como Fedora, Pop!_OS e Mint por exemplo, já vem com o flatpak instalado, mas algumas como o Ubuntu e suas flavours, não, então é preciso instalar. Você pode conferir como instalar o flatpak na sua distro, através do manual do pessoal do flatpak, que você acessa ele aqui.

Depois de ter instalado o suporte ao flatpak, basta rodar o seguinte comando no terminal (Ctrl+T):

flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref

É só seguir as orientações que surgirem na tela do terminal e esperar a instalação ser concluída. Feito isso basta dar um restart no PC que o GIMP já estará disponível para você usar ✌.

Também existe a possibilidade da instalação em formato snap, e para isso basta ter o suporte ao snap ativo na sua distribuição Linux, caso não tenha, você pode fazê-lo com o comando sudo apt install snapd caso sejam distribuições base Ubuntu e se for uma distro base Fedora use o sudo dnf install snapd, e então basta digitar o comando: 

snap install --channel=latest gimp


Espero você ate uma próxima e forte abraço.

Postar um comentário

0 Comentários