quarta-feira, 27 de maio de 2020

Virtualizando o MacOS no Linux através do Programa Sosumi


Através dessa matéria abordo sobre a virtualização do MacOS, o sistema da Apple na sua distribuição Linux. Nesse caso, será a versão do MacOS chamado Catalina.



A virtualização é feita por intermédio de um programa chamado Sosumi que vai facilitar todo o processo. O mesmo está sendo disponibilizado em formato snap, possibilitando sua instalação em qualquer distribuição Linux que possua suporte a esse formato. O Sosumi é baseado no macOS-Simple-KVM , na qual facilita o download e a virtualização do MacOS no seu sistema pinguim ( ele vem com o qemu-virgil, que inclui o virtio-vga, um driver gráfico 3D para virtualização).

Virtualizando o MacOS no Linux através do Programa Sosumi


O Sosumi baixa uma imagem do instalador do MacOS Catalina. Obvio que a Apple não permite a instalação do MacOS em hardwares que não sejam de sua empresa, portanto, para usá-lo legalmente, é necessário ter o Linux instalado no hardware da gigante de Cupertino, ou ter adquirido o MacOS quando o mesmo ainda era vendido, pois dessa forma você faz com o sistema que adquiriu o que quiser, e é claro que ninguém vá fiscalizá-lo quanto a isso.

O pacote snap utilizado foi criado por Alan Pope da Canonical, facilitando a instalação e a execução do MacOS em uma virtual machine no Debian/Ubuntu, Deepin, Fedora, Pop!_OS e demais distribuições Linux (que possuem suporte a Snap).

Virtualizando o MacOS no Linux através do Programa Sosumi.




Você pode baixar e utilizar o pacote snap disponível no GitHub. E caso não queira usar o pacote em formato snap, existe a opção de usar o macOS-Simple-KVM, um conjunto de ferramentas para configurar uma máquina virtual do macOS no QEMU.

Caso já tenha suporte a instalação de pacotes snap no seu sistema, utilize o comando:

sudo snap install sosumi --edge

Quando for executar o programa pela primeira vez, abra o terminal e digite sosumi, e pronto, o programa vai se abrir para que você execute o MacOS na sua distribuição Linux através de uma virtualização.

Segue um vídeo abaixo feito no canal sobre a virtualização do MacOS no Linux:

Virtualizando o MacOS no Linux!

Siga nossas redes sociais!

Entre no grupo RikerLinux no Telegram
Canal de notícias no telegram
Siga o RikerLinux no Instagram: @RikerLinux 
Siga o RikerLinux no Twitter: @RikerLinux

Nenhum comentário:
Write comentários

MAIS ANTIGAS

LEIA TAMBÉM

Translate

Recent

AINDA NO BLOG