sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O criador do copiar, cortar e colar nos deixou, morre Larry Tesler



Na ultima segunda feira dia 17 de fevereiro de 2020, o criador do copiar, colar e cortar Larry Tesler veio a falecer, uma função tão simples, mas tão essencial utilizada hoje em dia em computadores, tablets e smartphones.

Lerry Tesler estudou ciência da computação na universidade de Stanford, no Vale do Silício, o berço da tecnologia norte-americana, e em 1973 foi trabalhar na Xerox, participando do que seria a interface gráfica e o mouse através da criação do processador Gypsy contendo as funções copiar, cortar e colar, juntamente com Tim Mott.

Quando Steve Jobs ''roubou'' o projeto da interface gráfica da Xerox, através da visita ao Xerox Para, levou consigo junto as funções desenvolvidas por Larry Tesler, para sua máquina Lisa e a que foi desenvolvida posteriormente, o Macintosh. Tesler acabou indo trabalhar também na Apple a partir de 1980. E por sua vez, quando Bill Gates teve acesso ao projeto do Macintosh para escrever programas para o mesmo, acabou copiando a ideia e implementado no que seria o Windows.

Hoje os recursos de Tesler estão em ambos os sistemas operacionais existentes, inclusive as distribuições Linux, e aqui fica através dessa matéria a nossa pequena homenagem a Larry Tesler.

Fontes: G1, Olha Digital

Nenhum comentário:
Write comentários

MAIS ANTIGAS

LEIA TAMBÉM

Translate

Recent

AINDA NO BLOG