Matéria da Forbes traduzida sobre o ElementaryOS


Nessa matéria estou postando a tradução de uma matéria da Forbes, na qual um jornalista descreve sua experiência com distribuições Linux e a distribuição Linux da vez foi o ElementaryOS.


As Primeiras Impressões do Elementary OS: Uma Porta Simples e Bonita para o Linux


Como parte da minha jornada no mundo expansivo e empolgante dos desktops Linux, tenho me envolvido em um comportamento conhecido como "pulando de distribuição em distribuição". Tenho certeza de que muitos usuários de Linux têm suas razões pessoais para fazer isso, mas para mim ele é alimentado em partes iguais pela curiosidade e pela caça de conhecimento. Então, recentemente, eu (temporariamente) deixei os braços confortáveis do Ubuntu para descobrir as diferentes filosofias e abordagens que os desenvolvedores têm para projetar um sistema operacional Linux. Uma das minhas primeiras paradas foi Elementary OS na versão 0.4.1

O Sistema Operacional Elementary é descrito como um substituto "rápido e prático" para o macOS e o Windows. Enquanto a maioria das distribuições Linux são alternativas rápidas aos principais sistemas operacionais de desktop da Apple e da Microsoft, bem, apenas um conjunto desses usuários se sentirá completamente à vontade com o Elementary OS.

Existe um sabor do Linux para todos, mas antes de mergulharmos, deixe-me apresentar um aviso. No momento em que escrevo isto, usei o Linux por cerca de 9 semanas. Esta não é de forma alguma uma análise profissional ou uma crítica experiente ao Elementary OS. Em vez disso, veja como, a primeira impressão de alguém que ainda é um novato no Linux. Busco a minha própria distribuição "uma verdade" - que é incrivelmente subjetiva e pessoal - mas também saliento destaques e observações para recomendar essas distros a outras pessoas com base em suas necessidades e preferências.


Visual: Simplicidade Impressionante


Visualmente, o Elementary OS é impressionante. É nítido, é altamente legível e intuitivo. Isso é provavelmente porque, muitas sugestões de design foram inspiradas pela Apple. Desde o dock centralizado na parte inferior da tela com aplicativos usados ​​com freqüência, para os menus no software Fotos e Música até o Gerenciador de arquivos. Em essência, a Elementary está cortejando os usuários do macOS com seu elegante e belo ambiente de desktop Pantheon, que abrange o minimalismo. Sério, é uma das interfaces de usuário mais agradáveis ​​que já usei ou vi no mundo Linux.

O Elementary OS é baseado no Ubuntu, que é uma das distribuições Linux mais populares, e herda a facilidade de uso do Ubuntu. Na verdade, eu diria que isso refina e reduz a simplicidade absoluta. Como alguém que gosta de constantemente mexer e mexer no meu sistema operacional, eu me vi mexendo alguns minutos depois que o Elementary OS foi instalado, porque comparado a uma distribuição como Manjaro ou mesmo Ubuntu, havia muito pouco espaço para personalização fora da caixa. Eu diria que, para usuários comuns, não havia necessidade de personalização. Não do ponto de vista estético.

Existem vários papéis de parede vibrantes incluídos, principalmente com temas da natureza. Você pode personalizar todos os quatro "cantos quentes" de uma tela, por exemplo, arrastando o cursor do mouse para o canto superior esquerdo para reunir suas janelas ativas ou para o canto superior direito para mostrar o menu Aplicativos (esses são aplicativos que você já instalou). Você pode até personalizar esses cantos para lançar um comando de sua escolha. Você também pode ajustar uma ampla variedade de notificações. As notificações em si são espertas, anunciando-se com um "pop" suave e animando no canto superior direito da tela antes de sair.

Minha conclusão, porém, é que você realmente não precisa fazer nada disso para se sentir confortável, especialmente se estiver fazendo a transição do lado Apple da cerca. Mas e o software?

Software: sem inchaço, mas nem tudo que você precisa

O Elementary se orgulha de incluir "os aplicativos de que você precisa, sem os que você não precisa". Esta é outra coisa altamente subjetiva, mas no mínimo eu preciso de um cliente de e-mail, um player de vídeo sólido e editor de vídeo barebones, um editor de fotos, o Spotify e a capacidade de assistir Netflix e YouTube sem qualquer problema. E, claro, o Steam, especialmente agora que ele pode jogar todos os jogos do Windows.
Eu também acho que a maioria dos usuários não quer se assustar com o Linux sendo obrigado a usar o Terminal (por exemplo, Linha de Comando) para instalar aplicativos básicos e diários.
Com isso em mente, o Elementary OS passa no teste?
O Epiphany lida com os deveres de navegação na Web e se sente e funciona de maneira muito semelhante ao Safari. No entanto, o Netflix suporta apenas o Google Chrome e o Firefox no Linux, o que instantaneamente significa que eu preciso instalar um deles. Boas notícias! O Firefox está disponível no App Center da Elementary, então não se preocupe.





Do lado dos jogos, o Steam não está pré-instalado, mas está a um clique de distância no App Center.
O correio também é bastante básico, mas um login rápido com a minha conta do Gmail e o aplicativo começou a ser sincronizado, integrando-se às contas do sistema para que eu recebesse essas lindas notificações na área de trabalho. Não há sinos e assobios aqui, mas faz o trabalho e é fácil de configurar.
O aplicativo Videos incluído é útil e parece reproduzir uma grande variedade de formatos, mas eu pessoalmente prefiro o VLC. Adivinha? Outra instalação de um clique.

O Elementary não oferece muito para edição de vídeos e fotos, mas uma grande quantidade de softwares gratuitos e de código aberto está disponível em seu App Center, como o KdenLive e o GIMP. Para seu crédito, o aplicativo Fotos padrão permite a edição básica, como rotação, corte e até aprimoramento de imagens automáticas.

Se você já usou as versões legadas do iTunes, você se sentirá em casa com o aplicativo de música padrão do Elementary. Mas há uma alternativa melhor: Melody (via AppCenter), que foi projetada especificamente para o sistema operacional e instantaneamente sincronizado e exibir a arte do álbum para toda a minha biblioteca de músicas. Algo que o tocador de música padrão não conseguiu fazer.
Agora, e quanto ao Spotify? Estou transmitindo música constantemente, então isso é essencial. Enquanto no Ubuntu você pode instalá-lo através do Snap Store, o Elementary OS não suporta o gerenciador de pacotes Snap, mas é fácil ativar o suporte. Basta instalar o pacote Snaptastic da Elementary AppStore, depois voltar e instalar o Spotify. Depois de instalar este sistema de gerenciamento de pacotes, toda a biblioteca da loja Snap fica disponível e há muito o que aproveitar.

No geral, o software está no lado enxuto e estou intrigado porque uma suíte como o LibreOffice não é incluída para produtividade. Dito isso, também é facilmente acessível com alguns cliques no App Center.
Além disso, há uma seleção crescente de aplicativos selecionados por desenvolvedores independentes escritos especificamente para o Elementary OS. Eu pretendo cavar estes em um recurso de acompanhamento.

Detecção de Hardware: Quase Perfeito

O elementary OS detectou minha Nvidia GTX 1060 e instalou automaticamente o driver de código aberto. A atualização para o driver proprietário oficial da Nvidia estava a um clique de distância. Agora, os usuários precisarão gastar tempo no Terminal para obter o status de ponta, que é necessário para a versão mais recente do Steam Play, que suporta a execução de uma grande variedade de jogos somente do Windows. Mas se você está interessado apenas em jogos casuais, é bom ir!
Meu Intel Wireless Dual Band AC-8265 foi detectado durante a instalação, drivers de som foram instalados, meu monitor era de resolução nativa, meus fones de ouvido sem fio LucidSound eram plug and play. Além do driver desatualizado da Nvidia, o Elementary OS recebe um A + na parte frontal de detecção de hardware, e estou usando hardware muito moderno (um Ryzen 7 2700X em uma placa-mãe MSI X470), então suspeito que usuários com sistemas mais antigos devam se sair igualmente bem.
Conclusão
O que mais se destaca é a beleza do Elementary OS. Tanto cuidado pixel-perfeito foi para o ambiente desktop, os menus, os ícones e várias camadas dos componentes visuais do sistema operacional.
Onde Elementary OS sempre tão ligeiramente tropeça é a sua seleção de software principal que faz fronteira com o lado anêmico. Eu entendo que há um equilíbrio cuidadoso para manter aqui. Com base nos aplicativos incluídos, é seguro dizer que o Elementary OS está direcionando usuários casuais de PC. Não usuários avançados, nem jogadores hardcore, nem profissionais criativos. É claro que a beleza do Linux é que personalizar sua distribuição preferida para lidar com qualquer personalidade ou necessidade é sempre possível.
Mas para as pessoas curiosas sobre o Linux, isso e o Ubuntu são um lugar ideal para começar. Se você está acostumado com o hardware da Apple e quer algo que seja estável desde o início e fique fora do seu caminho, você se sentirá em casa com o Elementary OS.



Postar um comentário

0 Comentários