CONHEÇA O GTHUMB EXCELENTE PARA GERIR SUAS IMAGENS


O Linux possui uma aplicação simples para gerir as fotos com a interface Gnome, e creio que as demais distribuições também não devem possuir uma excelente opção por padrão de instalação. E hoje venho apresentar uma excelente aplicação que conheci, estou falando do gThumb.

Essa ferramenta foi lançada em 2001, e sofreu muitas modificações, que o tornou um programa repleto de recursos, deixando-o com características de alguns nomes mais conhecidos como o Digikam e o descontinuado Picasa. 

A organização do programa me chamou muito atenção, deixando fácil a visualização das imagens.




Uma das maneiras de organizar as suas imagens, é determinando a localização física das fotos no seu computador. Conforme sua coleção vai crescendo, você pode organizar melhor as suas fotos usando tags, palavras-chave que vão ajudá-lo a marcar e recuperar imagens de um determinado álbum, como aniversários, visitas ao parque, eventos, entre outras. Para recordar detalhes mais específicos de uma imagem, basta adicionar um comentário.

O gThumb permite que você salve as fotos em uma das três coleções, indicadas por três bandeiras no canto inferior direito. Esses grupos são coordenados de cores, sendo as opções verdes, vermelhas e azuis. Cabe a você lembrar quais coleções correspondem com a cor.

Você também possui a opção deixar o gThumb organizar suas imagens em catálogos. Os catálogos podem ser baseados na data em que as imagens foram tiradas, na data em que foram editadas ou por tags.


O gThumb é mantido pelo projeto GNOME e traz funções de edição suficientes para atender diversos usuários. Possibilitando desde corte e giro até ajustes em aspectos como contraste, leveza e saturação. Também pode remover os olhos vermelhos. Para edições mais sérias podemos recorrer ao Gimp ou ao Krita, mas gThumb é com toda certeza uma maneira muito mais rápida de entregar o básico.

Desde que deixei o mundo Apple, não havia encontrado opções a altura do Iphoto e do Aperture. Fico feliz em ter encontrado essa opção. O mundo Linux esta repleto de softwares, uns mais novos e outros mais antigos, e muitas vezes, um desses é a solução que estávamos procurando para uma determinada tarefa.




Já utilizava esse programa? Deixe aqui o seu comentário, e acompanhe o vídeo que foi postado no canal sobre esse programa.

Postar um comentário

0 Comentários