Há muito tempo buscava um programa tão completo como temos o app do Telegram, para acessar o Whatsapp pelo desktop, e com esse tutorial você vai conseguir utiliza-lo de uma maneira bem mais fluida do que pela versão Web.
Mesmo sendo um cliente não oficial, o programa foi construído em código aberto através de um framework Electron, funcionando como um aplicativo Web em forma de janela autônoma. Como um app do Google Chrome, da mesma forma que podemos utilizar o Google Keep, o Feedly, entre outros.
Dentre algumas características posso destacar que ele você possui as notificações ativas no desktop, consegue abrir os links no navegador, e você também pode definir a personalização do avatar, entre outras funções. Se trata de um cliente bem completo para utilizar o Whatsapp no seu computador.
A única coisa desfavorável que posso destacar, é o auto consumo de RAM por se tratar de um programa baseado no Electron. Então você precisa escolher entre um consumo maior de memória RAM e ter melhor desempenho, ou um recurso inferior e ter um menor desempenho na utilização de um aplicativo para acessar o seu Whatsapp via desktop.
Instalação por AppImage
Essa é uma das maneiras na qual utilizo alguns aplicativos, e você pode instalar, fazendo o download do arquivo a seguir, e depois na pasta de downloads, dando permissão para executar o arquivo com o botão direito do mouse. Ou pode utilizar os seguintes comandos:
Agora dê permissão ao arquivo com esse comando:
chmod a+x whatsapp.appimage
Agora para instalar dê o comando
sudo ./whatsapp.appimage
Na primeira inicialização você terá a opção de integrar o programa ao sistema, se responder não terá que iniciar o mesmo clicando no AppImage duas vezes na pasta onde você fez o download do arquivo.
Instalando no Ubuntu, Debian e derivados.
Para instalar no Ubuntu, Debian e demais distribuições que utilizam pacotes .deb faça o download do pacote com o seguinte comando:
wget http://neoricalex.com/whatsapp-webapp_1.0_all.deb -O whatsapp.deb
Agora vamos utilizar o dpkg para instalar o pacote .deb
sudo dpkg -i whatsapp.deb
Em seguida utilize esse comando que costuma ser utilizado para corrigir alguns erros no sistema:
sudo apt-get install -f
Ou pode instalar utilizando o apt:
sudo apt install ./whatsapp.deb
Fedora, CentOS, Mageia e demais distros RPM
Não poderia deixar de lado as distribuições rpm tão abordadas nesse blog, na qual me deram motivação para criação do mesmo, principalmente o Fedora.
Para isso, faça o Download do pacote rpm com o seguinte comando:
wget https://github.com/Enrico204/Whatsapp-Desktop/releases/download/v0.4.2/WhatsApp-0.4.2-1.x86_64.rpm -O whatsapp.rpm
Se estiver no Opensuse utilize o comando:
Se estiver no Fedora, CentOS, RedHat ou Mageia utilize:
sudo dnf install whatsapp.rpm
Bom, espero que esse tutorial ajude pois no meu caso me ajudou bastante.
3 Comentários
Muito obrigado pela matéria. Funcionou perfeitamente no Debian. \0/
ResponderExcluirerror 404
ResponderExcluirBom dia!! O link para o Fedora está indisponível.
ResponderExcluir