Uma dica exclusiva! Resolução de PROBLEMAS no VIRTUALBOX.



Muitas pessoas assim como eu, já tiveram ou tem problemas com Virtual Box, um programa muito flexível de virtualização. Os problemas vão desde, não ter ativado a tecnologia de virtualização no UEFI, a problemas mais insistentes que te fazem perder no mínimo 30 minutos do nosso precioso tempo. Erros, dependências, configuração, compilação de pacote entre outros. Sempre acompanhados de mensagens que não estamos acostumados a ver, dois textos enormes e no meio um "execute comando x".


A DICA INFALÍVEL

Você deve está se perguntando, intrigado com essa questão, direi que é muito simples.

Muitas das vezes descobri que o problema já está previsto na documentação, todos esses problemas que obtive constavam lá. Na distribuição Fedora tenho fortes dúvidas se você nunca instalou e executou sem aparecer alguns desses eventuais problemas. Minha dica infalível para resolver eventos futuros que lhe causem transtornos, é que você, ao final de utilizar seu gerenciador de pacotes para instalar esse programa, dê uma forte olhada na documentação na categoria "instalação", não fique correndo atrás de respostas de outros usuários, sugerindo-lhe instalar 1, 2, 3 ou N pacotes para solucionar seu caso.
Mesmo que você não saiba inglês, use as tecnologias existentes como auxílio, Google Translate por exemplo.

Agora sugiro-lhe dar uma olhada nas páginas:
34 - Para usuários Windows
37 - Para usuários Linux

Leia alguns trechos copiados do User Manual Virtual Box hosts Linux:


O módulo do kernel do VirtualBox é instalado automaticamente em seu sistema quando você instala o VirtualBox. Para mantê-lo com atualizações futuras do kernel, para as distribuições Linux que o fornecem - mais atuais - recomendamos a instalação do Dynamic Kernel Module Support (DKMS) 2. Esta estrutura ajuda a construir e atualizar os módulos do kernel. Se o DKMS ainda não estiver instalado, execute um dos seguintes procedimentos:


No terminal do Ubuntu digite: sudo apt-get install dkms

Já no Fedora digite: dnf install dkms
Se estiver usando o Mageia ou outros derivados do Mandriva digite: urpmi dkms


Quase ao final dessa página, leia mais um trecho que envolve falhas possíveis:

1. A instalação original falha. Isso provavelmente significa que seu sistema Linux não está preparado para construir módulos de kernel externos..


...Nos sistemas Fedora e Redhat, o pacote é o kernel-devel.


Caso nenhumas das alternativas acima resolva seu problema, ainda há uma outra, já pensou?! :)


O kernel do seu host Linux foi atualizado e o DKMS não está instalado. Nesse caso, o módulo do kernel precisará ser reinstalado executando (como root):

rcvboxdrv setup

Moral da dica ou da história: pense na possibilidade do programa ser muito bem documentado, e que está tudo escrito/digitalizado em websites muito desenhados. Que essa opção seja o seu primeiro Google. Abraço!

Link da documentação: 





Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ótima dica para os novatos e desatentos.Já faz alguns anos que tive esse problema, e ao pesquisar descobrir que tinha que dá o comando rodando o DKMM para evitar conflitos com o Kernel.

    ResponderExcluir