Como usuário Fedora, sempre tive curiosidade de testar o Red Hat Enterprise Linux, e assim que tive uma oportunidade, aproveitei. Como todos devem saber, a Red Hat liberou o sistema gratuitamente O download para desenvolvedores, e qualquer um que faça o cadastro simples no site da Red Hat, consegue baixar o sistema, instalar, ativar com o login gerado e usar normalmente.
Primeira experiência
Logo que você faz a instalação, você percebe se tratar de um sistema robusto, repleto de ferramentas para os profissionais de TI. O RHeL vêm com diversas opções para para customização de um servidor. Mas vamos a experiência comum de um usuário.
Configurando
A princípio nos deparamos com um “Fedora” em versões anteriores, e muito estável, tanto ou mais estável que os sistemas Linux mais estáveis existentes atualmente, e para configurá-lo basta utilizar a ferramenta yum, e instalar o repositório EPEL que é como se fosse o rpm fussion e non-free no Fedora, quem já utilizou as versões anteriores ao Fedora 21, vai saber lidar muito bem com o nosso velho companheiro yum.
Instalei o ambiente Mate no sistema, e Configurei com o compiz, deixando muito bonito e repleto de recursos.
Se trata de um sistema altamente customizável, estável e com uma empresa pioneira em muitas tecnologias no Linux.
Segue algumas fotos, mostrando o sistema
Espero que gostem, já testaram ou tiveram vontade de testar o Red Hat? Deixem aqui seu comentário.
Veja também:
Veja também:
0 Comentários