Conheça o Gnome Boxes e virtualize Sistemas Operacionais de maneira fácil no Linux!


Crie máquinas virtuais com o Gnome Boxes no Linux

Virtualização de sistemas Operacionais se trata de um recurso muito importante, seja pra testes ( como no meu caso que já fiz diversas reviews pro canal assim) ou seja  pra prodrução mesmo, pois têm como configurar um servidor Proxmox pra ter algumas ou várias máquinas virtuais rodando serviços importantes o tempo inteiro, dividindo e aproveitando de maneira otimizada o Hardware da máquina hospedeira. E já a alguns anos a interface Gnome Shell conta com uma proposta para criação de máquinas virtuais bem interessante, que foi evoluindo com o passar dos anos, e fazem muitos não precisar mais recorrer a um Virtualbox ou VMware por exemplo, quando o assunto é virtualizar um sistema Operaciona. E o nome desse programa é o Gnome Boxes. 
 
 Usando o Gnome Boxes pra virtualização de sistemas Operacionais
 
Ele parece simples a primeira vista, do tipo que você deixa passar despercebido, mas nos testes para criação de uma máquina Virtual, e leitura de pendrives ou drives externos na mesma, se bem.

A criação de uma máquina virtual é incrivelmente rápida no programa, ele já localiza na primeira página todas as ISOs que você possui no seu sistema. Tornando rápida a instalação que demora poucos minutos.

Possibilidade de download de sistemas direto pelo Gnome Boxes

Logo a seguir você irá escolher qual o tamanho e quanto da memoria RAM a sua máquina virtual irá utilizar. Para personalizar clique em Personalizar, ou se forem essas as especificações desejadas, clique em Criar.


Criando uma máquina virtual pelo Gnome Boxes

Nos meus testes com o Ubuntu e o Antergos, demorou apenas 1 minuto pra iniciar o Sistema na versão de testes, faltando é claro a instalação dos mesmos.


Antergos sendo virtualizando no Gnome Box

Aqui tenho o Ubuntu já como máquina virtual instalada, rodando perfeitamente.

Ubuntu sendo virtualizado no Gnome Boxes

Já conhecia o Gnome Boxes? Usa outro programa pra Virtualização? Deixe aqui nos comentários





Postar um comentário

1 Comentários

  1. Não permite escolher o diretório onde será instalada a imagem. Simples até demais...

    ResponderExcluir