Instalando pacotes de programas tar gz, sh e bz2 no Linux





Nas distribuições Linux, seja no Ubuntu, Fedora, Mageia, Opensuse entre outras, temos varias opções para fazer a mesma coisa, dentre elas, a instalando de programas, o que leva a uma fragmentação do sistema  muito contestada por diversos usuários dos sistemas. Quando fazemos o Download de um programa para instalar por exemplo, muitas vezes ele pode vir em um formato diferente dos mais comuns, e ao invés de vir um .deb ou .rpm, podemos nos deparar com formato gz,xz,sh ou bz2, e quando isso ocorre o que devemos fazer?

Quando isso ocorre precisamos recorrer a alguns comandos no terminal para prosseguir com a instalação do programa. Não esquecendo é claro de desempacotar o programa, podendo fazer pela interface gráfica, clicando com o botão direto do mouse no arquivo baixado, e depois basta acessar a pasta via terminal para prosseguir com a instalação.

Para acessar a pasta pelo terminal, o procedimento é bem simples, utilizando o comando cd para navegar da seguinte forma:

cd /home/nomeusuáriodosistema/pastadestino

Preste atenção caso o nome tenha mais de uma palavra coloque o seguinte complemento '' ficando assim 'nome tal' para o comando cd funcionar normalmente:

cd /home/'nome de usuário do sistema'/'pasta de destino'

Para visualizar o contudo da pasta use o comando ls, e então de acordo com o formato que o arquivo termine utilize o comando:

sudo tar -jxvf nome_do_pacote.tar.bz2 (se terminar bz2)

sudo tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz (se terminar com gz)

ou

sudo tar -jxxvf nome_do_pacote.tar.xz (se terminar com xz)

Se desejar descompactar arquivos xz pela interface gráfica terá que fazer a instalação de um pacote.

Se for em sistemas base Ubuntu use o seguinte comando:

sudo apt install xz-utils

Se for em sistemas base Red Hat como Fedora e CentOS utilize:

sudo yum xz

ou

sudo dnf install xz

Caso o arquivo termine com .sh você precisa autorizar a execução do mesmo como programa, e poder fazer isso pela clicando com o botão direito do mouse, indo em autorizar execução como programa, ou usando o comando:

chmod +x nome_do_arquivo.sh

e depois execute pelo terminal com:

sudo ./nome_do_arquivo.sh

Raros são os casos que após esse procedimento o programa ja estará instalado como no caso do Stremio e SIM câmeras, bastando executa-lo com o comando ./SIM ou ./Stremio

Mas caso o programa não rode com esse código, acesse a pasta onde instalou  e clique no arquivo com nome do programa com botão direito do mouse e verifique se esta autorizado para execução como programa, após marcar a opção, teste dando 2 cliques.

Se assim mesmo não funcionar, entre pelo terminal na pasta do programa, e utilize o comando ./configure para preparar a instalação, e então utilize:

make install (esse comando vai compilar e executar a instalação)

make

Caso não funcione terá que recorrer ao arquivo INSTALL ou README, e ler o mesmo para verificar o que precisa ser feito, pode ser necessário instalar algumas dependências, pode ser algum comando que esta faltando. Por mais que tais arquivos estejam em inglês, costumam ser bem intuitivos.

Se essa matéria lhe ajudou, mas teve que fazer um passo diferente pra concluir a instalação, deixe aqui o seu comentário dizendo como fez. Pode ajudar outros que estão com a mesma dúvida.





Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tento instalar stremio no ubuntu 18.4 e nada. Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor.

    ResponderExcluir